Comitiva do CAF conhece projetos do Desenvolvimento Urbano e Social de JacareÃ
Prefeito IzaÃas ressaltou que a infraestrutura urbana está defasada e não acompanhou o crescimento da frota do municÃpio, hoje com 131.429 veÃculos
O prefeito Izaias Santana apresentou aos visitantes os números de Jacareí, na Mobilidade Urbana, no Meio Ambiente e na Macrodrenagem. Ele explicou que a infraestrutura urbana está defasada e não acompanhou o crescimento da frota atual do município, que está em 131.429 veículos. Somam-se a isso a falta de acessibilidade, ciclovias e espaços públicos.
Fundado em 1970, o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) é um instituição formada por 19 países, sendo 17 da América Latina e o Caribe, mais Espanha e Portugal. O banco promove e financia projetos de desenvolvimento sustentável através de operações de crédito.
“Nossa cidade é acolhedora por natureza e seu povo é maravilhoso”, falou para os presentes, no início da apresentação, destacando que “o que temos pela frente é um desafio muito grande de vencer estas necessidades de Jacareí, e melhorar a qualidade de vida da população”.
Projeto – O prefeito entregou à Presidência da Câmara e vereadores, na última sexta-feira (26), o projeto de lei que autoriza o município a contratar um empréstimo de 60 milhões de dólares (240 milhões de reais) com a CAF. A equipe da CAF ficará em Jacareí até quarta-feira (31) para avaliação dos locais das futuras obras e verificação dos projetos, além da realização de uma pré-minuta deste contrato de financiamento do programa.
O projeto prevê o anel viário da cidade, com abertura e duplicação de avenidas, interligação de regiões, criação de parques lineares, macrodrenagem do Córrego do Tanquinho e outras importantes obras viárias. De segunda (29) a quarta-feira (31), serão realizadas rodas de discussão sobre o status e os avanços dos projetos nas atividades ambientais e sociais, viárias, de mobilidade, logística e desenvolvimento social.