Como escolher uma boa moto? Conheça todas as categorias comercializadas no Brasil

Comprar uma moto vai muito além de estilo; entenda o que é essencial para comprar um veículo que atenda todas as necessidades da sua rotina, sem maiores gastos


Pilotar uma moto é uma sensação única que transforma qualquer trajeto, por mais simples que seja, em um atestado de liberdade e versatilidade. Ela é escolhida principalmente por conta da sua economia e por não ficar refém do trânsito das grandes metrópoles. 

Entretanto, escolher uma moto não se restringe somente ao modelo. Saber identificar a categoria de uma moto permite a aquisição de um bem que mais se adeque a sua necessidade pessoal, o que simboliza não somente uma afinidade de estilos, mas também de economia para o seu bolso.

Para ajudar na escolha da moto ideal, separamos aqui as principais categorias de motos comercializadas dentro do território nacional e, principalmente, como adquirí-las.

Scooter

Modelo mais vendido no Brasil:

  • Honda Biz

Essa motocicleta é ideal para iniciantes, por conta do seu câmbio simplificado e muitas vezes até mesmo automático. Como elas são leves e ágeis, acabam sendo bastante econômicas, principalmente para o deslocamento urbano. 

Street

Modelo mais vendido no Brasil:

  • Royal Enfield Meteor 350 - 330

Para quem precisa de uma moto para fins comerciais, essa é a categoria ideal. Os modelos geralmente disponíveis no mercado dispõem de 125 a 200 cilindradas, e também possuem um suporte mais fácil para instalação de bagageiro. Ela é indicada tanto para rodar em centros urbanos quanto para pegar estradas.

Custom

Modelo mais vendido no Brasil:

  • Royal Enfield Meteor

Por conta de seu assento baixo e motorização mais robusta, ela é ideal para quem procura pegar uma estrada de final de semana e usar eventualmente em centros urbanos. Além disso, ela possui um estilo realmente inconfundível, tanto no visual quanto no ronco do motor no momento de acelerar. 

Touring

Modelo mais vendido no Brasil:

  • Harley Davidson FL TRK (27)

Para os amantes de motos, essa é a epítome das motocicletas. Isso porque sua tecnologia permite que os condutores andem grandes distâncias com ela sem sentir praticamente nada da viagem. Entretanto, esse conforto para condutores mais experientes não vem sem um preço, e ele é bastante salgado. 

Ela é indicada para longos trajetos, ou seja, nada de centros urbanos.

Sport 

Modelo mais vendido no Brasil:

  • Yamaha YZF R3

Essas motos são extremamente potentes e velozes em asfalto. Porém elas são inimigas mortais de qualquer terreno lamacento ou estrada de terra, por conta dos seus pneus, cujo design é específico para estradas pavimentadas. 

Ideal para quem procura emoção nas estradas, mas recomendamos que tenha experiência prévia com algumas das categorias já citadas anteriormente.

Naked

Modelo mais vendido no Brasil:

  • Yamaha / MT03

Como o próprio nome já sugere, a moto possui uma forte característica de carenagem, dispensando recapagem, em detrimento de um visual mais simples e urbano. Ela é recomendada para uso em vias pavimentadas e por condutores que já possuem uma grande experiência com motos. 

Trail ou Off Road

Modelo mais vendido no Brasil:

  • Honda Bross

Os modelos da categoria Trail ou Off Road são perfeitos para rodar em qualquer lugar e circunstância. Graças a sua composição extremamente resistente, preparada para locais com terra, chuva e impacto, ela é uma moto duradoura e que demanda certa experiência para andar de maneira segura e proveitosa.

Onde comprar?

Todas as motocicletas citadas podem ser adquiridas em suas respectivas concessionárias, ou até mesmo em leilões por preços mais baixos. A única pergunta que fica é: como comprar uma moto de leilão

Apesar de parecer um bicho de sete cabeças, é mais fácil do que aparenta. Mas, antes de mais nada, é preciso se informar sobre os itens e o próprio leilão e verificar a procedência dos bens leiloados.