Como organizar o guarda-roupas? 3 dicas práticas

Aprenda a separar as roupas por categoria e aproveitar ao máximo o espaço disponível no seu guarda-roupas


Arrumar um guarda-roupas pode ser uma tarefa bastante desafiadora, especialmente quando o espaço é pequeno e a quantidade de peças é grande. Contudo, os benefícios de manter o móvel organizado são imensos, pois, além de poupar tempo na hora de procurar uma roupa específica, também ajuda a economizar! Dessa forma, fica mais fácil saber tudo o que tem, evitando gastar com o que não precisa.

Separamos algumas dicas essenciais para todos que desejam manter seu guarda-roupas mais organizado no dia a dia. Confira:

Separe as roupas por categorias

A desorganização sempre começa quando as pessoas não têm paciência de separar suas roupas por categorias. Dessa forma, elas acabam jogando as peças em qualquer lugar do guarda-roupas, dificultando para encontrá-las posteriormente. Sendo assim, o primeiro passo para melhorar a organização é saber categorizar seu vestuário.

Separe uma parte do guarda-roupas para cada tipo de roupa. Peças pequenas como roupas íntimas precisam ficar em gavetas, enquanto casacos, camisas e itens mais pesados devem ser pendurados em cabides. Essa simples medida já facilita grande parte do processo.

Dobre bem as suas roupas

Tudo que não for pendurado em cabides deve ser dobrado para poupar o máximo de espaço possível. Isso inclui tanto roupas que ficam nos compartimentos abertos do guarda-roupas quanto as que serão armazenadas nas gavetas. Procure padronizar a forma como dobra, sempre levando em consideração o lugar onde elas serão guardadas.

Um exemplo: em gavetas, é possível dobrá-las em formato enrolado, buscando deixar as peças mais compactas. Já nos demais compartimentos, é mais recomendado dobrar do jeito tradicional, em um formato mais plano, pois assim conseguimos empilhá-las. Isso evita com que elas despenquem e se desarrumem quando for necessário mexer.

Organize suas gavetas

A organização das gavetas é tão importante quanto a de qualquer outra área, pois esses pequenos compartimentos se bagunçam com muito mais facilidade. Além de separar as gavetas por categorias, como já recomendado na primeira dica, também é válido apostar em outros métodos para mantê-las arrumadas, como separadores, por exemplo.

Esses separadores são especialmente úteis em gavetas de roupa íntima, tornando possível separar meias de cuecas Zorba, roupas de banho, calcinhas, sutiãs e tudo que estiver compartilhando o mesmo espaço. Além de deixar mais organizado, também vai facilitar bastante na hora de encontrar aquilo que deseja.

Por último, e não menos importante, procure eliminar tudo que você não usa de tempos em tempos. O excesso de peças é um dos principais motivos da desorganização, então mantenha apenas aquilo que é utilizado com uma certa frequência.