Como otimizar o setor de logística para entregar os produtos da melhor forma para os seus clientes

Confira as dicas que podem ser benéficas no setor de logística de uma empresa que ajudarão a conquistar e fidelizar clientes


Para manter a fidelidade ou para conquistar novos clientes em uma empresa, há diversos fatores: a qualidade do produto, o atendimento dos funcionários, o preço e também se a entrega é feita com agilidade, mantendo os produtos intactos. Todos estes pontos são avaliados pelos clientes, e mantê-los em excelente patamar requer organização e planejamento empresarial; por estes motivos, reunimos dicas que podem facilitar no setor de logística para entregar a eles o melhor.

O primeiro ponto a ser destacado nessas dicas é que, para ter uma entrega ágil e eficaz, se faz necessário ter organização na empresa.

Controle de estoque

Mantenha o setor de estoque organizado, com prateleiras visíveis, se possível que elas estejam enumeradas e descritas com etiquetas o que é cada produto, para que todos os funcionários do local tenham conhecimento dos itens disponíveis, além de ter conexão direta com os funcionários que trabalham com as vendas dos produtos, sabendo o que tem e o que não tem no estoque para vender. Existem sistemas que facilitam este processo de controlar o estoque que podem ser benéficos para a empresa, pois mostram quando os produtos estão se esgotando, para que seja feita uma nova remessa de produção. Desta forma, evita-se qualquer anormalidade nos pedidos dos clientes, como comprar um produto que não está em estoque.

Garantia de entregar o produto intacto

O armazenamento do produto durante o percurso de entrega deve ser feito com muito cuidado, para que ele chegue até o cliente intacto, ou seja, caso o item seja frágil, requer ainda mais atenção. E no setor de embalagens, deve ser alertado que em alguns casos deve ser colocado em alguma caixa com espumas por dentro, ou qualquer outro material que evite que o produto seja danificado. Porém deve ter de alguma forma escrito fora da embalagem que o produto é frágil, para que os entregadores tenham conhecimento e evitem colocar outras caixas em cima daquela.

Planejamento das rotas

O primeiro ponto para fazer o planejamento da rota é manter o seu cliente informado sobre o tempo real que o produto necessita para que seja entregue, para que ele esteja de acordo com o prazo determinado e evite atrasos; portanto, determine a quantidade de dias que são ideais para evitar qualquer problema. Outro ponto é que, ao determinar os trajetos de entrega, é importante que se faça um planejamento de rota, para otimizar tempo, combustível e que todos os clientes fiquem satisfeitos. Caso seja possível para a empresa, contratar uma frota de veículos pode ser uma maneira de otimizar a logística de entregas.

Buscar melhorias no setor das empresas é fundamental para o crescimento, e quando se trata do setor de logística, é ainda mais importante, pois é quando o cliente avalia a experiência da compra como um todo. Portanto, todo o cuidado e a atenção são necessários para manter a empresa em um excelente patamar e referência no mercado.