Como será o protocolo sanitário para eleitores e mesários

O primeiro turno das eleições municipais de 2020 acontece em 15 de novembro


Com a pandemia do coronavírus, boa parte dos planos de 2020 foi cancelada ou adiada. O adiamento ocorreu também com as eleições municipais, que agora serão realizadas nos dias 15 de novembro (primeiro turno) e 29 de novembro (segundo turno).

Apesar da contradição para saber se a votação deveria ser adiada até a formulação da vacina, optou-se por permanecer a ação antes do fim do ano em todo o país. Por isso, é importante que quem vai votar esteja munido de seu título de eleitor.

Para evitar o contágio do vírus entre eleitores e mesários, o Tribunal Superior Eleitoral elaborou um Plano de Segurança Sanitária, em conjunto com especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Hospital Albert Einstein e do Hospital Sírio-Libanês. Entre as regras consta o uso obrigatório de máscara em todo o momento - podendo a votação ser impedida, caso o eleitor chegue ao local sem máscara.

Protocolos de segurança

O plano será responsável pela adaptação dos cerca de 95 mil locais de votação para garantir o distanciamento de um metro entre os eleitores, indicado com fitas no chão, além de disponibilidade de álcool em gel para higiene das mãos. Para evitar aglomeração, o horário de votação também foi ampliado em uma hora e será separado, para que eleitores do grupo de risco realizem a votação entre às 7h e às 10h da manhã.

Os equipamentos de proteção foram doados por empresas. Segundo o TSE, foram 97 milhões de máscaras descartáveis e 1 milhão de litros de álcool em gel doados para os eleitores e mais de 2 milhões de frascos individuais de álcool em gel para os mesários. 

Outra alteração foi a respeito da confirmação biométrica: para este ano, haverá apenas a entrega dos documentos, que devem ser exibidos aos mesários. Na hora de assinar o caderno eleitoral, indica-se que o eleitor traga a própria caneta, mas haverá uma coletiva que será constantemente higienizada pelos mesários. Na hora da votação, recomenda-se o uso de álcool em gel antes e depois de clicar os números nas urnas.

Em caso de não votação, os eleitores poderão também justificar a ausência pelo aplicativo e-título, disponível para Android e iOS para smartphones e tablets. 

Mesários

Os mesários receberão máscaras para trocar a cada quatro horas de uso, um face shield (máscara de plástico para proteção), frascos individuais de álcool em gel e álcool 70% para limpeza de superfícies. Não será garantido o transporte até o local de votação.

Recomenda-se também que estejam atentos aos protocolos de segurança e evitem ao máximo o contato com outros mesários e eleitores. Em caso de qualquer presença de febre, mesmo sem o diagnóstico comprovado da COVID-19, os mesários não devem comparecer ao dia de votação, mediante à justificação da ausência.

A importância do voto

Apesar da pandemia, é importante relembrar que o voto é fundamental não somente para definir a política municipal e participar do processo eleitoral, como também para conquistar vagas. Trabalhadores com carteira assinada devem entregar às empresas o comprovante de votação (também requerido ao conquistar um novo trabalho). O mesmo ocorre para assumir vagas por concursos no setor público.