Culinária afro-brasileira: receitas de origem africana com um toque brasileiro

Culinária brasileira tem influências diversas, principalmente de países africanos


Quando falamos sobre a cultura de uma região, quase sempre nos referimos à música, dança, literatura e uma série de manifestações artísticas características daquele lugar. Mas o conceito de cultura é muito mais abrangente e também diz respeito à culinária típica de determinado local. A culinária brasileira (que, na verdade, é composta de várias culinárias diferentes) faz parte da nossa cultura, por exemplo.

A culinária brasileira é única, sem dúvida, mas tem influências diversas, principalmente dos países africanos. Junto com os homens e as mulheres escravizados, ingredientes e modos de fazer também foram trazidos em navios negreiros e acabaram sendo incorporados à cultura local, principalmente pelas mãos das mulheres, que trabalhavam nas cozinhas das casas grandes.

Já aqui as receitas de origem africana ganharam novos sabores. Com a abundância de ingredientes locais, não demorou para que surgisse uma nova culinária, chamada de afro-brasileira, resultado da mistura entre as duas. Além disso, as influências indígena e europeia também se fizeram presentes nos pratos criados. Folhas, ervas, raízes e muitos outros alimentos também foram incorporados.

Alguns pratos da culinária afro-brasileira são símbolos da nossa cultura. O acarajé, por exemplo, é um deles. Esse bolinho de feijão fradinho, frito no azeite de dendê, é um marco da culinária baiana - aliás, o ofício das baianas de acarajé é considerado patrimônio cultural imaterial desde 2005. Até quem nunca visitou Salvador conhece as tradicionais baianas, que montam suas barracas em pontos turísticos servindo seus quitutes.   

Segundo informações da Fundação Cultural Palmares, o acarajé (akará = bola de fogo e jé = comer, na língua africana iorubá) veio da região da África ocidental, mais precisamente do Golfo do Benin. Essa iguaria é habitual nas celebrações de rituais do candomblé e no culto de orixás. Sua popularidade se estendeu para além do território baiano, podendo ser encontrada em todas as regiões do Brasil.

Outros pratos típicos da culinária afro-brasileira são o vatapá, o caruru, o bobó, a moqueca e o mungunzá. São preparos que ganharam, inclusive, várias versões. O vatapá, por exemplo, pode ser encontrado na culinária paraense (feito a partir da casca do camarão) e na baiana (feito com pão e amendoim). A moqueca ganhou uma versão vegetariana, feita apenas com vegetais, além do mungunzá, que em outros lugares é chamado de canjica.

Depois de toda essa conversa, ficou com vontade de experimentar esses quitutes? Prepare o botijão de gás e coloque a panela no fogo. A culinária afro-brasileira é rica, diversa e atende aos mais diversos paladares.