Praticidade é a palavra de ordem em centros urbanos. A rotina é extremamente atribulada e é necessário otimizar o tempo para conseguir fazer todas as atividades e cumprir com as obrigações legais. O licenciamento, a compra e a troca de veículos são alguns desses problemas burocráticos. Para atender a demanda das pessoas que moram nas grandes cidades, surgiram serviços como o despachante online.
O despachante é um serviço que já existe há anos. Ele ajuda os cidadãos com as obrigações legais. O profissional da área faz requerimentos e encaminhamentos a fim de dar início a trâmites burocráticos junto a órgãos da administração pública. Existem várias subcategorias, incluindo os despachantes de trânsito, responsáveis pela documentação de veículos.
Anteriormente, os usuários tinham que se dirigir a uma unidade física de serviço para dar início aos procedimentos legais e conversar com os profissionais. Mas, com a internet, surgiram os despachantes online. Por meio de uma plataforma virtual, é possível enviar documentos e conversar diretamente com os profissionais por meio de um chat.
O serviço se tornou ainda mais fácil e confortável para quem não consegue ir fisicamente a essas empresas, independentemente do motivo. Com isso, sobra mais tempo para o cidadão gastar energia com outras tarefas do cotidiano.
No caso dos despachantes de automóveis, são vários os serviços ofertados. Entre os três principais estão o emplacamento, a transferência do veículo e a segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV), documento obrigatório para trafegar nas vias públicas brasileiras.
Em outros casos, os usuários também podem contar com o serviço de contestação de multas, realizado por meio de um recurso administrativo. Essas plataformas também podem tirar outras dúvidas comuns sobre documentação de veículos, por meio de atendimento pessoal ou com uma página de perguntas frequentes. Para dar prosseguimento a esses trâmites, o despachante precisa pedir alguns documentos. Para a transferência de veículo, por exemplo, são necessários decalque, CRV e comprovante de residência.
Para escolher algum despachante online, deve-se tomar o mesmo cuidado que se tem quando se contrata um despachante físico. Além de verificar o valor, é indicado buscar pela opinião de consumidores e reclamações em sites especializados como o Reclame Aqui. Se conhecer alguém que já utilizou o serviço, pergunte quanto tempo foi necessário para que ele recebesse os documentos. Procure outras opiniões e analise se o tempo hábil é o suficiente para suas necessidades, sempre levando em consideração os trâmites da própria administração pública.