Escola Profa. Maria Leonor da Costa (Cruzeiro) A EDP, distribuidora de energia elétrica anunciou nesta semana as dez escolas vencedoras da 3ª edição da Gincana Cultural Xô Desperdício. A cerimônia de premiação aconteceu hoje (31), em São José dos Campos, com a presença de alunos e educadores, representantes municipais e da EDP.
O projeto premia unidades da rede municipal de ensino com um sistema de geração solar para auxiliar na economia do consumo de energia. A Gincana faz parte do projeto Boa Energia nas Escolas, que tem como objetivo incentivar a preservação dos recursos naturais e a utilização segura e eficiente da energia.
Realizado entre julho e outubro de 2019, o concurso engajou mais de 21 mil alunos de 60 escolas, em 23 municípios da área de concessão da EDP. Os alunos dos colégios participantes foram convocados a cumprir determinadas tarefas transformadas em vídeos publicados na plataforma do YouTube, em conta especialmente dedicada ao concurso.
As temáticas tiveram como base o uso racional e seguro da energia elétrica, o meio ambiente e a sustentabilidade. O objetivo é combater o desperdício da energia e promover bons hábitos de consumo dentro e fora do ambiente escolar. A realização das atividades envolveu os alunos, educadores e familiares.
As escolas vencedoras da competição foram definidas a partir do maior número de "likes" dos vídeos, sendo que a quantificação é relacionada com o tamanho da população do município, conforme o Censo 2010 do IBGE. As cidades foram agrupadas em três grupos distintos: I - até 50 mil habitantes, II - de 51 mil até 200 mil habitantes e III - acima de 200 mil habitantes, permitindo equilibrar a competição entre os municípios da área de concessão da EDP.
Além da realização das tarefas, também foram consideradas para efeito de desempate, a adesão voluntária dos clientes das regiões para recebimento da conta por e-mail, que é mais sustentável, pois elimina o uso de papel, e ao débito automático.
Aos ganhadores será entregue e instalado um kit de geração fotovoltaica, com capacidade de geração de 2,5 KWp, o que corresponde aproximadamente a 300 KWh/mês, auxiliando na redução da conta de energia das escolas.