Dia Nacional do Livro Infantil: Como o livro pode apoiar no desenvolvimento integral de crianças?

Confira cinco histórias para divertir e ensinar a criançada


A especialista e coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo, explica como o livro pode apoiar no desenvolvimento integral de crianças, afirmando que:

"Ao apresentar às crianças a fantasia, por meio das histórias e dos personagens, a literatura exerce um papel fundamental na construção do significado. Elas passam a usar a imaginação e a criatividade para lidar com sentimentos e emoções, enriquecendo e ampliando suas experiências com as pessoas com quem convivem e com elas mesmas".

De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, o número de crianças leitoras cresceu nos últimos quatro anos, sendo que 48% disseram ler por gosto. A prática contribui para o desenvolvimento de capacidades como pensar, interpretar, falar, aprender e conviver.

Mas, um livro sozinho, sem mediação, pode não ter significado para uma criança, mas quando um adulto, no papel de mediador de leitura, se propõe a "andar junto" do pequeno leitor, ele se coloca como presença que dá voz ao texto literário e dispõe seu olhar e escuta para convidar à interação e acolher as diferentes leituras.

Além disso, ler para uma criança fortalece os vínculos afetivos e é uma oportunidade de participação ativa do adulto na educação desde a primeira infância.

E em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, especialistas do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação da América Latina, selecionaram cinco títulos, que vão levar um universo de possibilidades criativas e imaginativas aos público infantil, confira:

O Segredo de Kiki - Israel Foguel

A história narra a amizade entre Kiki, uma gatinha dengosa e vovó Sabrina, que achou a gatinha miando na rua após voltar da padaria e não perdeu tempo e levou ela para casa.

Letrinhas Encantadas - Christinny Olivier


Por meio destas páginas de contos e versos, os pequenos leitores poderão mergulhar em uma realidade fantástica, onde piratas e seres míticos ganham vida, ocupando cenários e sonhos, estimulando, desde cedo, o essencial hábito da leitura.

Olhos do Coração - Raquel Gomes Abreu

O livro aborda a história de Lara, uma garota alegre, de boa família, que possui deficiência visual. E pela primeira vez irá à escola, onde terá novas experiências de vida no convívio com outras pessoas.

O Menino que Gostava de Matemática - Enzo de Abreu e Raquel Gomes

A história infantil fomenta a ideia e contagia a vida da criança que, com o estudo, esforço, apoio da família, consegue conquistar seus sonhos, e também, por meio da leitura, pode ter possibilidades de viajar no mundo da imaginação.

A Carroça de Fogo - Emiliana Tasso


A narrativa conta a famosa lenda da cidade de Rancharia no interior de São Paulo. Juquinho, um menino esperto acaba tendo que enfrentar seus medos ao se deparar com esse causo do interior paulista.