Dicas essenciais para comprar carros usados em Sao Paulo

Confira essas recomendações e acerte na compra de um veículo usado ou seminovo


Nestes tempos incertos, como os preços dos veículos novos no Brasil vem aumentando significativamente todos os meses, a compra de usados e seminovos passou a ser considerada vantajosa em São Paulo, com um mercado que vem se mantendo muito aquecido.

Além disso, nas grandes cidades a compra de um carro novo nem sempre compensa: o custo é muito alto e em pouco tempo o veículo perde grande parte do seu valor de mercado.

Nesse sentido, a compra de um carro usado ou seminovo pode ser um ótimo negócio, mas antes da aquisição é preciso revisar uma série de ítens essenciais para evitar futuros problemas e gastos. 

Veja as dicas abaixo e evite o risco de cair em armadilhas ou até mesmo em golpes. 

Defina o seu carro ideal 

É fundamental saber o que você pretende na hora de comprar um carro usado, além do orçamento disponível para a compra. Ao saber qual a faixa de preço limite, fica mais fácil partir para as pesquisas no mercado.

Leve em consideração que o mercado de carros à venda em Sao Paulo é muito vasto, e com tantas opções é preciso pesquisar bastante os modelos para encontrar as melhores oportunidades.

Reserve tempo para pensar em como você planeja utilizar o carro e quais são as suas prioridades na hora da escolha, sejam em relação ao espaço disponível, questões de segurança, ou custos de manutenção, por exemplo.

Assim, faça um planejamento financeiro e uma checklist com os equipamentos e aspectos fundamentais para entender quais as finalidades que você precisa de um carro.

Uma vez feito isso, procure na internet quais os modelos que reúnem a maioria das características, para poder pesquisar em detalhe cada um deles e facilitar a escolha.

Confira a documentação legal 

Procure tomar todas as precauções em relação aos documentos e à situação legal do carro. 

Nesse sentido, pesquise a situação cadastral (histórico) do carro no Detran: se há multas, quais foram os proprietários, restrições administrativas, se o dono está em dia com o pagamento do IPVA e até mesmo envolvimento do veículo em processos judiciais. 

A pesquisa pode ser feita de graça e por conta própria com o número de RENAVAM e a placa do carro.

Caso existam pendências, tente negociar ou resolver a situação antes da compra, algumas irregularidades podem levar muito tempo em ser resolvidas

Solicite também o histórico de manutenção do carro, se houver. Nesse documento é possível checar a periodicidade de troca do nível de óleo e outras questões, até mesmo para dar seguimento na conservação do veículo.

Faça uma inspeção visual cautelosa 

Procure ver o carro em ambiente aberto, de preferência durante o dia. Pergunte ao vendedor se o carro foi batido e verifique as partes mais visíveis, as imperfeições na lataria, diferença de tom na pintura, estado dos pneus e alinhamento nas portas.

É importante ficar atento a esses detalhes: muitos carros usados passam por uma maquiagem visual para parecer perfeitos e esconder algum tipo de reparo. 

Além disso, dê a partida e verifique as luzes do carro, vidros, travas, funcionamento do ar-condicionado, e revise também todos os outros itens de segurança como a validade do extintor e as condições do estepe. Qualquer problema com um desses itens vai significar gasto extra depois.

Consiga acompanhamento de um profissional

Caso for possível, leve um especialista ou mecânico de confiança com você para checar tudo antes de fechar o negócio.

Mesmo você entendendo de carros e não constatando nenhum problema, é recomendável ter um aval profissional.

Um mecânico experiente é capaz de descobrir falhas apenas ligando o carro. Ele vai saber perfeitamente por onde começar a olhar o funcionamento do motor. Saiba que qualquer reparo posterior nesta área será provavelmente muito caro.

Faça o test drive e verifique o funcionamento real

Não compre um carro usado ou seminovo sem antes dar uma volta no veículo. Isso vai lhe dar uma ideia geral do estado do carro, desde a comodidade até o funcionamento mecânico. 

Escolha um local seguro para checar a embreagem, a suspensão, o alinhamento e aplicar os freios. Fique bem atento aos sinais que o carro dá, como ruídos no motor ou nos freios, que podem indicar que algumas peças precisam ser substituídas.

Caso não consiga a companhia de um mecânico para fazer o test-drive, uma boa recomendação é fazer uma lista antes de sair de casa e logo verificar se o carro testado atende à maioria dos itens.