Diretores de escolas de Taubaté recebem orientação sobre prevenção aos escorpiões

Na tarde de ontem (28), a Secretaria de Educação de Taubaté promoveu uma reunião entre diretores de unidades da educação infantil e agentes do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos)


No Brasil, as duas espécies mais comuns em acidente são o escorpião amarelo (Tityus serrulatus) e escorpião preto (Tityus bahiensis).No Brasil, as duas espécies mais comuns em acidente são o escorpião amarelo (Tityus serrulatus) e escorpião preto (Tityus bahiensis). (Foto : Divulgação)Em Taubaté, agentes de controle de vetores do Controle de Animais Sinantrópicos (CAS) estiveram na creche municipal no bairro Piratininga 2 em Taubaté, onde um menino de um ano e dez meses foi picado por um escorpião na tarde da última terça-feira (26). Os agentes foram levar orientação aos professores para o combate aos escorpiões, ação que também se estendeu a outros diretores de unidade de educação infantil

De acordo com a direção da escola, o inseto estava próximo dos brinquedos. Os agentes do CAS estiveram na creche e não encontraram focos de infestação de escorpiões no local. A criança segue internada em estado de observação na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Universitário.  

Reunião com escolas - Na tarde de ontem (28), a Secretaria de Educação de Taubaté promoveu uma reunião entre diretores de unidades da educação infantil e agentes do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) para esclarecimentos sobre o combate aos escorpiões. Durante o encontro foram expostas dúvidas sobre ações de caráter preventivo para evitar a presença dos animais peçonhentos, além do fornecimento de material gráfico para a distribuição nas escolas.

Também serão agendadas na próxima semana duas reuniões para orientação dos pais de alunos da Emei Professora Terezinha Alves do Prado, no Parque Piratininga II, onde um bebê de 1 ano e 9 meses foi picado por um escorpião.

O CAS se coloca à disposição dos diretores para a realização de palestras, dentro da campanha “Xô Escorpião”, conforme a necessidade de cada unidade escolar.

De acordo com a Prefeitura, somente este ano já foram realizadas 43 palestras pelos agentes de controle de vetores relativas a escorpiões e ao mosquito Aedes aegypti em escolas de Taubaté, com mais de 2.280 estudantes.