EDP comemora o Dia do Eletricista e destaca a importância desses profissionais para a sociedade

No dia 17 de outubro, a EDP homenageia o comprometimento das equipes que atuam diariamente para assegurar energia segura e de qualidade aos seus clientes.


Faça chuva ou faça sol, nas grandes metrópoles ou nas áreas rurais, o eletricista é essencial para que a energia chegue com segurança e qualidade a todos os cantos. Neste 17 de outubro - Dia do Eletricista -, a EDP celebra e valoriza esses profissionais, fundamentais para o desenvolvimento das cidades e para o bem-estar da população.

As equipes da EDP atuam 24 horas por dia, sete dias por semana, nos 28 municípios da área de concessão, que abrange Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo. São mais de 2,2 milhões de clientes atendidos, com trabalhos que envolvem ações preventivas, manutenção e atendimento emergencial, especialmente em situações de tempestades e ventos fortes, que vêm se tornando cada vez mais frequentes.

"Aproveitamos esta data para reconhecer e valorizar o trabalho dos eletricistas, profissionais essenciais para o funcionamento da sociedade, sempre prontos a atender com excelência. Sua atuação técnica reflete o compromisso da EDP com a segurança, nosso principal valor", destaca Marcos Campos, diretor da EDP em São Paulo.

O trabalho das equipes em campo é coordenado pelo Centro de Operação Integrado (COI), que utiliza tecnologia avançada para monitorar e executar manobras automatizadas à distância, garantindo agilidade e segurança durante as ocorrências.

A segurança é prioridade máxima. Por isso, os eletricistas atuam sempre em dupla: um deles fica no solo e desempenha o papel de "Anjo-Guardião", responsável por observar o ambiente e alertar o parceiro sobre qualquer risco. Essa sintonia reforça o trabalho em equipe e a responsabilidade mútua.

Além disso, todos utilizam equipamentos de proteção individual (EPIs), passam por treinamentos rigorosos e vestem uniformes com tecnologia antichamas, semelhantes aos utilizados pelo Corpo de Bombeiros.

Como parte das ações de valorização da categoria, a EDP realiza anualmente o Rodeio dos Eletricistas, uma competição que reproduz, de forma segura e técnica, as atividades do dia a dia. A edição de 2025, a 19ª do evento, aconteceu no início de outubro e teve como destaque a equipe Marrentinhos, representante da região de Guarulhos.

Histórias que inspiram - Alexandre Maia, 28 anos de dedicação

Há quase três décadas, o eletricista Alexandre Maia inicia seu dia com um gesto que simboliza sua motivação: um abraço no filho mais novo antes de vestir o uniforme, o capacete e os equipamentos de proteção que o acompanham em sua missão de levar energia com segurança a milhares de pessoas.

Natural de Itajubá (MG) e filho de ferroviário, Alexandre cresceu admirando o exemplo do pai. Em 1997, realizou o sonho de ingressar na então Eletropaulo, hoje EDP, e desde então acumula experiências e aprendizados que reforçam seu amor pela profissão.

"Apesar das rotinas técnicas e da disciplina com a segurança, cada dia é diferente. Enfrentamos chuvas, ventos e desafios inesperados. É um trabalho que exige preparo, coragem e empatia", conta.

Para ele, a eletricidade vai muito além dos fios e cabos ? é sobre pessoas e conexões humanas. "Trabalhamos em parceria com colegas e atendemos clientes que dependem de nós. É gratificante ver a alegria das pessoas quando a energia é restabelecida."

Atuando há seis anos no turno da noite, Alexandre equilibra o trabalho com a convivência familiar ao lado da esposa Cristina e dos filhos Pedro e Alexandre Jr.. A família participa das ações promovidas pela EDP, como campanhas solidárias e festas comemorativas.

"Meu trabalho me ensina sobre cuidado e união. E é isso que levo para casa todos os dias", afirma.