Com o período de férias escolares se aproximando para muitas famílias, somado às baixas temperaturas do inverno, crianças e adolescentes aproveitam boa parte do tempo dentro de casa. Pensando nisso, a EDP reforça orientações de segurança.
O cuidado maior deve estar na instalação elétrica interna da residência. Muitos dos acidentes e incêndios ocasionados por eletricidade dentro de casa são resultado de instalações elétricas antigas e inadequadas, excesso de equipamentos plugados em uma mesma tomada e gambiarras com emendas malfeitas, além de falta de manutenção.
Além disso, vale destacar que, com crianças em casa, é sempre importante manter as tomadas protegidas e fios ou equipamentos elétricos ligados, longe do alcance. A utilização dos celulares também deve ser feita somente quando não estão conectados com o cabo de carregamento na tomada. Veja mais cuidados que podem prevenir acidentes:
Oriente as crianças a não mexerem em aparelhos elétricos com as mãos molhadas.
No caso de uso de aquecedor elétrico, conecte o equipamento a uma tomada específica e dimensionada para sua potência, evitando sobrecarga da fiação.
Não ligue aparelhos elétricos próximo a duchas ou piscinas.
Não faça "gambiarras" para ligar aparelhos de forma provisória, isso pode sobreaquecer a fiação e ocasionar choque ou até incêndio.
Nunca deixe fios desencapados, eles podem provocar choques, incêndios, além do desperdício de energia.
Para evitar acidentes com as crianças, coloque um protetor em cada tomada da residência.
O uso de benjamins e extensões devem ser evitados. Caso não seja possível ligar um aparelho por tomada, opte pelo filtro de linha com fusível, que projete os equipamentos em caso de sobrecarga.
Nunca use o celular com o fio conectado na tomada.
Não faça consertos em instalações elétricas se não tiver o entendimento necessário. Chame um profissional capacitado.
Chuveiros merecem uma atenção especial. É fundamental manter a instalação elétrica deles sempre em bom estado.
Na rua, não se aproxime de fios partidos ou caídos ao solo. Impeça que qualquer pessoa se aproxima e entre em contato imediatamente com a EDP. No caso das pipas, para uma brincadeira segura é necessário buscar espaços abertos e longes da rede elétrica, como praças ou parques, e nunca utilizar cerol e linha chilena.
É importante destacar que, em caso de qualquer incidente na rede elétrica, os consumidores devem entrar em contato com a Distribuidora, por meio dos canais de atendimento: