Em Pindamonhangaba, mais de 60 quilos de lixo eletrônico foram direcionados pelo Programa de Coleta do Lixo Eletrônico

Programa de descarte de eletrodomésticos já conta com a adesão da população


No primeiro mês de implantação do programa de Coleta de Lixo Eletrônico em Pindamonhangaba, mais de 60 quilos deste material foram descartados corretamente pela população através do ponto localizado no Shopping Pátio Pinda. A ação de logística reversa é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônico e Eletrodoméstico (ABREE).

No coletor, localizado na área externa do shopping, próximo à portaria da drogaria São Paulo, a população pode depositar seu lixo eletrônico e eletrodoméstico, como: celulares, baterias, pilhas e eletrodomésticos em geral (ar condicionado, liquidificadores, máquinas de costura, batedeiras, torradeiras, aspiradores de pó etc.).

A logística reversa é o retorno dos eletrônicos e eletrodomésticos quando no fim de sua vida útil, das mãos dos clientes de volta para os fabricantes - que reaproveitam as peças para a fabricação de novos produtos e fazem a destinação correta dos componentes perigosos. Este é um dos instrumentos que a Prefeitura de Pindamonhangaba está utilizando, dentre as ações de preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Para o sucesso da iniciativa é necessário o engajamento da população.

"A logística reversa é um instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e traz um grande benefício para o meio ambiente da nossa cidade, evitando assim o descarte irregular desses resíduos e possíveis contaminações. Além de contribuir com o setor produtivo ao inserir esses materiais novamente no ciclo de fabricação", explicou a secretária de Meio Ambiente da Prefeitura, Maria Eduarda San Martin.

A ABREE envia mensalmente um relatório com o comprovante do material recolhido por uma empresa sem nenhum custo para a Prefeitura. A empresa realiza a triagem, separação e a destinação correta dos materiais que serão inseridos no ciclo produtivo trazendo grande ganho para o meio ambiente.

Descarte - O Shopping está aberto diariamente, das 10h às 21 horas. Em caso de dúvidas sobre que tipo de material pode ser depositado no ponto de coleta, o telefone para informações é o 3522-5591 ou acesse AQUI. O descarte de eletrodomésticos de maior porte pode ser feito nos PEVs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e, aos sábados, das 8h às 16h.

A Secretaria de Meio Ambiente do município está planejando a implantação de outros pontos de coleta no município.