A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) abre, nesta quarta-feira (17), um novo período de inscrição para o programa Primeira Chance, que neste ano tem como novidade uma contrapartida financeira de R$ 400 para os alunos que obtiverem 100% de frequência.
O programa tem como objetivo preparar o jovem para as necessidades do mercado de trabalho, fornecendo conteúdos sobre empreendedorismo, inovação e tecnologia.
Em um formato dinâmico, a segunda edição de 2022 está com uma proposta ainda mais inovadora e completa para jovens que estão em busca de capacitação para a primeira oportunidade profissional, ou ainda para quem deseja desenvolver habilidades para abrir o próprio negócio.
Execução
Com início em 20 de setembro, o programa é dividido em oito módulos. De forma presencial, será realizado no auditório da sede da Fundhas às terças e às quintas-feiras, das 8h às 12h, ao longo de quatro semanas.
A iniciativa ainda apresenta as exigências requeridas pelo mundo corporativo no momento de uma contratação, promove a interação com instituições e empresários do município para facilitar o acesso ao mercado de trabalho, estimular o network, além de melhorar o currículo e a postura profissional dos jovens.
Módulos
1. Os diferenciais de competitividade - ACI 2. O Mercado de Trabalho - Cephas 3. Formação Curricular e dinâmica de Entrevistas - CIEE 4. Profissionais para Indústria do Futuro - Assecre 5. Oficinas de Empreendedorismo - Sebrae 6. Inteligência Artificial no Mundo do Trabalho - Senai 7. Inovação Tecnológica e Ferramentas de Gestão - Polo Cephas/Parque Tecnológico 8. Vivência e explanação aos espaços, laboratórios, incubadoras - Polo Cephas/Parque Tecnológico.
Ao final dos módulos presenciais, os jovens participantes ainda podem estender a capacitação, optando por um dos cursos à distância de qualificação profissional oferecidos pelo Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).
Inscrições
Ao todo, serão oferecidas 40 vagas. Para se inscrever é necessário possuir entre 18 e 29 anos, ser morador de São José dos Campos há no mínimo dois anos, ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, na página do Qualifica São José até o dia 12 de setembro.