Em São José dos Campos, moradores do Novo Horizonte recebem ampliação de unidade escolar infantil

Cedin Profª Maria de Lourdes Constantino atende crianças de 0 a 6 anos em período integral


O Cedin Maria de Lourdes Constantino, no Novo Horizonte, passou por reforma e modernização. A escola infantil, na região leste de São José dos Campos, também foi ampliada e ganhou áreas externas de convivência e quadras para atender mais de 290 crianças até 6 anos de idade.

A gestão compartilhada entre a Associação Beneficente Social Educacional Lírios do Campo e a Prefeitura na unidade ocorre desde o ano passado e tem beneficiado famílias da região, com atendimento integral na educação infantil, do berçário ao pré 2.

Há mais de 20 anos, a Prefeitura mantém gestão compartilhada com organizações da sociedade civil (OSC) para administração de escolas infantis, tendo assessoria pedagógica da equipe da rede de ensino municipal, garantindo a proposta curricular e equidade no atendimento.

Atualmente, entre Cedins e Cecois, 47 unidades funcionam nesse modelo, com excelentes resultados. A gestão compartilhada consiste na entrega de alimentos e supervisão da merenda escolar, envio de material didático e acompanhamento pedagógico. Dessas escolas, 28 possuem investimento e cessão de prédio, entre outras ações.

A Prefeitura investiu mais de R$ 4 milhões na ampliação da escola, que ganhou mais duas salas de aula - totalizando 13 -, novo refeitório, parquinhos, quadra de grama sintética e espaços coletivos, além de pintura, para atender com conforto e segurança crianças, professores, profissionais da educação e toda a comunidade escolar.

Na turma do pré 2 da professora Naiara Santos, os alunos elencam as preferências. "A escola toda é bonita, só que o mais legal é a nossa quadra", disse Daniel Isaque Borja Oliveira, de 6 anos. "Gosto é de jogar bola e ir no pula-pula. A escola é muito importante na nossa vida para aprender a ler e a escrever, a fazer amigos e aprender sobre o amor."

Da mesma idade, Luana Beatriz Cesário Ornelas ficou até na dúvida sobre o que é mais legal. "Aqui nós aprendemos a ler e a escrever, a escola é inteirinha bonita. Gosto de brincar na quadra, tem aquela grama fofinha." Já Laura Sofia de Souza Moraes, um ano mais nova, destacou o espaço onde ficam os livros. "O meu preferido é o cantinho da leitura. Gosto muito de ler." 

A professora da turminha aprovou a reforma. "A obra na escola contribui para a ampliação dos espaços para as crianças, com mais salas e novos espaços para eles brincarem, com a quadra e o parquinho", afirmou Naiara, que é mãe do aluno Heitor dos Santos, do pré 1. "No dia a dia as propostas sempre consideram a individualidade de cada criança."