Em Taubaté, Defesa Civil monitora volume das chuvas

Este é um dos trabalhos realizados no Plano Operação Chuvas de Verão


A Defesa Civil de Taubaté realiza diariamente o monitoramento dos índices de chuvas no município através de pluviômetros instalados em 5 localidades diferentes na cidade, que fornecem dados importantes para o planejamento preventivo dos trabalhos realizados no Plano Operação Chuvas de Verão.

O Pluviômetro é um instrumento utilizado para coletar e medir as chuvas, que é avaliada em milímetros (mm). Uma chuva de 1 mm por minuto, é equivalente a 1 litro de água por minuto em uma área de 1 metro quadrado (m2).

Em Taubaté, a Defesa Civil dispõe de 4 pluviômetros convencionais que tem seus dados coletados pelos agentes todos os dias entre 6h e 7h, com aferição manual. Neste domingo, dia 30 de janeiro, nos pontos instalados, foram registrados os seguintes volumes, Estoril (17,0 mm), Piratininga (14,5 mm), Quiririm (18,0 mm) e Jardim Sandra Maria na base da Defesa Civil (18,5 mm).

Há ainda um pluviômetro automático do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), localizado no 5º BPMI (Quinto Batalhão de Polícia Militar do Interior) na avenida Independência, que de maneira automatizada coleta e registra os dados para a rede de monitoramento do Cemaden que tambem é acompanhada pela Defesa Civil.

Os pluviômetros são importantes ferramentas utilizadas pela Defesa Civil, nas ações adotadas dentro do Plano Operação Chuva de Verão. A partir do levantamento dos índices de volume das chuvas em conjunto com outras informações, como previsões meteorológicas e vistorias de campo é possível realizar o planejamento e adoção de medidas antecipadas à deflagração de eventos adversos. Desta forma a Defesa Civil consegue realizar os 4 níveis de identificação, que são o Estado de Observação, Estado de Atenção, Estado de Alerta e Estado de Alerta Máximo.

 

Fonte: Prefeitura de Taubaté.