A Prefeitura de Taubaté iniciou nessa última semana a produção de aquecedores de ambiente. A ação é promovida por meio da Secretaria de Obras (SEO) e da Fábrica de Artefatos de Cimento (FAC) e inicialmente vai produzir 10 aquecedores com grande parte de materiais reciclados.
Com essa iniciativa, a Prefeitura pretende instalar esses aquecedores de ambiente nos dias em que as temperaturas estiverem mais baixas em locais frequentados por pessoas em situação de rua. A ação pretende beneficiar as pessoas que apresentam resistência e não aceitam ser acolhidas ou levadas para o Abrigo Municipal.
A elaboração desse projeto começou a ser desenvolvida na semana passada. Um aquecedor foi emprestado para servir de "modelo", para que as medidas pudessem ser tiradas e assim dar início ao processo de produção. Todos os aquecedores estão sendo produzidos no Setor de Serralheria da FAC, pelos servidores municipais Sílvio Henrique, Antônio Carlos e Glauber Henrique.
O processo de produção envolve várias etapas, como a elaboração do projeto, a seleção dos materiais utilizados, o corte das peças de acordo com as medidas necessárias e por fim a etapa de montagem dos aquecedores. Após o processo de montagem, as peças serão encaminhadas para o Setor de Pintura da FAC.
Entre os materiais utilizados estão: chapas galvanizadas, chapas de metalon 20×20, cano galvanizado e rodinhas, todos materiais que reutilizados de outros processos de produção. A última etapa da produção dos aquecedores é a montagem do sistema de aquecimento. Após a conclusão dessa etapa, todas as peças serão testadas para verificar se apresentam algum tipo de vazamento ou super aquecimento, por exemplo.