Entenda sobre o conceito de persona dentro do marketing hoteleiro

Estratégias de marketing digital que atraem clientes fiéis para o seu hotel


Hoje em dia, para ter uma empresa em qualquer área que seja, é extremamente necessário entender e compreender que o marketing digital é fundamental para o desenvolvimento e crescimento da empresa. As estratégias adotadas pela equipe responsável por analisar o cliente, observar o seu comportamento e gostos pessoais, unindo com as informações, objetivos, metas e essência da empresa, faz com que o consumidor de determinado produto ou serviço se aproxime e se identifique ainda mais com o empreendimento. Além de que, para os especialistas em marketing, saber diferenciar a definição de público-alvo vs. persona é importante, pois o termo traz novos conceitos a serem aplicados no mercado.

Começar uma empresa, e pensar em definir um público-alvo, acaba sendo algo mais amplo, comparado à definição de uma persona, e podemos explicar o porquê. O público-alvo é estipulado com características, como: gênero, idade, média salarial, localização de moradia, entre outros quesitos. Já para analisar e definir uma persona para a empresa se levantam outros pontos relevantes para o crescimento e aproximação do cliente com o empreendimento, como, por exemplo: gênero, profissão, estado civil, se tem filhos, hobbies, curiosidades, lugares que frequenta, se pratica exercícios físicos. Dentro do ramo de hotéis, é bem importante ter todas estas informações precisas, para poder agradar ainda mais o seu cliente e poder criar um vínculo afetivo e íntimo com ele, tornando-o fiel ao hotel.

Na hotelaria, é possível criar estratégias para atrair o tipo de persona ideal para o empreendimento; para isso, é necessário ter valores, metas e objetivos da empresa bem definidos. Estes pilares são essenciais para o planejamento e desenvolvimento do marketing digital no hotel, começando por como quer que a sua empresa seja definida em uma palavra-chave, por exemplo: acolhedora, moderna, confortável, entre outras características. Entender qual é a essência da empresa, que pode ser definida por duas ou até três palavras que descrevam o empreendimento, mostrando como quer ser vista ao olhar do cliente. E qual é a experiência que o consumidor terá ao contratar o serviço prestado, ou seja, qual a promessa que a empresa passa ao cliente? Isso irá garantir o diferencial do serviço, comparado às concorrentes. 

Após este processo, o próximo passo é estabelecer a missão do hotel, ou seja, qual o real motivo dele existir, obviamente não pensando somente no lucro que a empresa oferece, mas, sim, por que todos os dias investir financeiramente, além de tempo e dedicação. Escrever e determinar o caminho que deseja trilhar para entrar em ação, agir com a melhor estratégia de marketing e atrair os clientes para o seu hotel.

A partir deste momento, com todos estes pontos preenchidos, ir atrás de um cliente ideal é saber onde ele frequenta, o que ele busca e o que ele faz em seu tempo de lazer. Esta será a melhor forma para encontrar o hóspede ideal, através do novo termo de marketing conhecido como persona. Por exemplo, um homem de 25 anos, solteiro, sem filhos, gosta de beber cerveja e curtir com os amigos à noite, jogando sinuca, seu esporte preferido é musculação, atualmente trabalha no setor de comércio exterior em uma multinacional. Portanto, temos a definição de uma persona; ao aplicar estas características em um hotel, pode levar em consideração: ter cervejas artesanais para serem vendidas no bar do hotel, uma mesa de sinuca com luz baixa, para aproveitar a noite com os amigos, uma pequena academia para a prática de exercícios.

Outro exemplo pode ser de uma mulher, de 35 anos, que gosta de ler livros, pratica ioga, namora há 5 anos, não tem filhos, aprecia a natureza, é vegetariana e gosta de beber vinho pinot noir. O lugar que iria atraí-la para viajar e se hospedar seria um hotel de campo, com vista para a natureza, com a tranquilidade de uma rede e uma bela hidromassagem para relaxar nas férias. 

A melhor definição de persona no ramo de hotelaria é a observação e análise da persona que deseja atrair para o seu negócio. Pode ser através de pesquisas, perguntando todos os itens que deseja saber sobre o cliente. Desta forma, terá as ferramentas necessárias para desenvolver juntamente com a equipe de marketing digital a estratégia ideal para alavancar a empresa no ramo hoteleiro.