Taubaté recebe nesta segunda-feira (23) uma unidade do modelo do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). O prédio da EMEF Professor Lafayette Rodrigues Pereira foi escolhido para ser a primeira unidade de escola cívico-militar na cidade.
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, participará da inauguração que acontecerá às 15h. Antes, porém, o ministro deve se encontrar com secretários de Educação da região no Sedes (Sistema Educacional de Desenvolvimento Social) para falar de uma nova plataforma educacional.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não confirmou presença, entretanto há expectativa de sua participação no evento.
De acordo com a prefeitura, a unidade foi escolhida, entre outras da rede municipal, pela localização em uma região de grande vulnerabilidade social, situado no bairro São Gonçalo. A prioridade será dos alunos que já estão matriculados na escola e para a população da região.
A nova unidade contará com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares, que irão atuar em oficinas, que ainda não foram definidas, disponibilizadas no contraturno das aulas regulares.
Ainda de acordo com a prefeitura, o prédio foi inaugurado em junho de 2000 e revitalizado 14 anos depois. Suas dependências contam com sala da direção, sala de reunião, sala de professores, almoxarifado, secretaria, duas quadras, sendo uma coberta, sala de informática, biblioteca, 20 salas de aulas, uma sala para atividades esportivas, sala de música, cozinha para professores e alunos, refeitório, 6 banheiros e área para estacionamento.
Segundo o Ministério da Educação, Taubaté está entre as 70 cidades brasileiras selecionadas para a implantação de uma unidade da escola cívico-militar.