Especialistas indicam atividades para crianças e idosos dentro de casa

É preciso muita criatividade para manter crianças e idosos em casa em movimento, e nem sempre o celular é a única saída


A prática de atividades físicas é fundamental para manter o corpo e a mente em equilíbrio. Por isso, os especialistas da Impulso Fisioterapia separaram algumas dicas de exercícios que podem ser praticados dentro de casa, especialmente para crianças e idosos.

Segundo a fisioterapeuta Vivian Veneziani, para manter as crianças em casa em movimento é preciso bastante criatividade. "Fazer desenhos, trabalhos manuais, contar histórias, jogos de tabuleiro, brincar de massinha e até mesmo preparar bolos e bolachas, tudo isso é válido!", diz.

No entanto, ela ressalta que deve haver um limite no uso dos aparelhos eletrônicos, como computadores, tablets e celulares. Segundo ela, é importante que as crianças mantenham uma rotina. "Se a criança ficar muito tempo no computador ou celular, ela pode desenvolver dores na coluna devido a má postura adotada, ou até mesmo sentir dores de cabeça", esclarece.

Ela enfatiza ainda que a rotina é importante para o desenvolvimento saudável da criança: ter uma boa alimentação, noite de sono e ter hora para brincar e estudar. "Aproveite esse período de 'quarentena' para aproximar-se mais dos seus filhos. Deixe de lado as redes sociais e volte a ser criança."

Idosos

Assim como as crianças, os idosos também merecem cuidados redobrados dentro de casa. O educador físico Regis Raimundo recomenda uma rotina de exercícios e alongamentos.

Como são exercícios de baixo impacto, podem ser praticados mesmo por sedentários: "sentar e levantar de uma cadeira; levantar os braços acima da cabeça com um cabo de vassoura; elevar os braços lateralmente ao corpo; sentar na cadeira fazer a extensão do joelho (esticar a perna para frente), andar com os pés sobre uma linha; fazer o deslocamento lateral (andar como se fosse um caranguejo); e ficar em um pé só para treinar equilíbrio.

No entanto, o especialista alerta para os cuidados com a postura: "se possível, a prática de exercícios pode ser diária, de intensidade leve para moderada", diz. Segundo ele, é importante respeitar o limite do seu corpo: "interrompa os exercícios diante de dores ou desconfortos articulares e musculares", acrescenta.

Além disso, segundo ele, os idosos devem manter uma alimentação saudável, uma boa hidratação e qualidade do sono. "O corpo e a mente estão interligados. É preciso que estejam em pelo equilíbrio, sempre respeitando a limitação de cada um", finaliza.