Exercícios físicos são a melhor escolha para quem busca a prevenção de doenças e benefícios para a saúde

A prática cotidiana é essencial para minimizar o aparecimento de transtornos


É de conhecimento comum que a prática de atividade física possui diversos benefícios para o organismo. Entretanto, a maioria das pessoas não possuem o costume de praticar nenhum tipo de exercício de forma regular. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que cerca de 40% dos adultos residentes no Brasil são sedentários. 

Atrelar a prática de atividades físicas ao cotidiano não se restringe à uma questão estética, mas sim, à saúde. Além de melhorar o condicionamento físico e auxiliar no controle de doenças crônicas e já diagnosticadas, os exercícios também podem ajudar na prevenção de inúmeras enfermidades, aumentando a expectativa e a qualidade de vida.

Grande parte das doenças conhecidas pode ser prevenida por hábitos mais saudáveis e uma rotina mais ativa. A Organização Mundial da Saúde (OMS), estabeleceu que o indicado para pessoas de 18 a 64 anos de idade é manter a prática de atividades físicas de forma regular entre 150 minutos por semana. Os exercícios ajudam na produção e liberação de substâncias que ajudam a diminuir a possibilidade do aparecimento de enfermidades e quadros inflamatórios, principalmente os problemas cardiovasculares.

Atuando no fortalecimento do coração, com exercícios anaeróbicos e aeróbicos, é possível aumentar o colesterol bom e diminuir o ruim. Outros benefícios, é a prevenção de infartos, AVCs e  até mesmo pressão alta. 

A rotina envolta em exercícios também auxilia no controle de diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), 12,6% das despesas com a doença seriam evitadas se hábitos de risco, como ingestão de bebidas alcoólicas em excesso e sedentarismo, fossem erradicados.

A saúde mental também é beneficiada, já que durante as atividades físicas a serotonina e endorfina, substâncias que dão a sensação de alegria e prazer,  são liberadas. Com isso, a ansiedade e a depressão podem ser amenizadas. 

A prática de exercícios físicos faz com que os músculos produzam cerca de 650 substâncias do secretoma muscular - um conjunto de elementos que promovem melhorias para o sistema imunológico. De acordo com uma publicação da revista Frontiers in Physiology, apenas 5% dessas substâncias têm suas funções conhecidas.

Para obter bons resultados, é fundamental manter uma frequência e estabelecer uma rotina de treinos. A prática não precisa de restringir à academias e esportes, podendo ser realizada em aulas de dança e até mesmo pilates. Exercícios são indicados em muitos casos, porém não deixe de procurar um médico para fazer uma avaliação física com o objetivo de determinar a melhor forma para o paciente se beneficiar deles.