Exércitos do Brasil e dos Estados Unidos realizarão exercício militar em território brasileiro

O exercício será conduzido por uma força-tarefa do 5º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lorena


O Exército Brasileiro e o Exército dos Estados Unidos da América realizarão um exercício combinado denominado CORE (Combined Operations and Rotation Exercise) entre os dias 6 e 16 de dezembro. O exercício ocorrerá em território brasileiro, no contexto de uma Operação Aeromóvel (com emprego de helicópteros), nas cidades de Lorena (SP), Cachoeira Paulista (SP) e Resende (RJ).

O CORE 21 será o primeiro exercício combinado executado por tropa dos Estados Unidos na América Latina. O exercício será conduzido por uma força-tarefa do 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL), sediado em Lorena (SP), tendo incorporada uma Companhia de Fuzileiros da 101ª Divisão de Assalto Aéreo (101st Airborne Division) do Exército dos Estados Unidos. O efetivo será de aproximadamente 990 militares, sendo 750 brasileiros e 240 norte-americanos.

Treinamento é resultado de um programa de cooperação em adestramento militar que estipulou um exercício combinado anual até o ano de 2028. Esse programa militar combinado permite a interoperabilidade das tropas brasileiras e norte-americanas, configurando um vetor para desenvolvimento da doutrina militar brasileira, além de uma interação com um ator de destaque para a Estratégia Nacional de Defesa e para a política externa brasileira.