A exposição itinerante, "Curvas na Arquitetura Brasileira", do arquiteto Aquiles Nicolas Kílaris, inaugurou no Shopping Pátio Pinda no último sábado (4) e seguirá no centro de compras e lazer até o dia 3 de junho. A mostra foi idealizada para difundir a arquitetura das curvas como forma e expressão de arte.
A mostra reúne 20 painéis fotográficos com imagens de projetos arquitetônicos, concepções de fachadas e áreas de lazer. Formas arredondadas, linhas sinuosas, integração com a natureza, amplitude, ventilação cruzada e iluminação natural totalmente integrada com áreas externas e jardins são algumas das especialidades do arquiteto que podem ser vistas em detalhes na exposição.
O material retrata a essência do "Estilo Kílaris", que imprime em seus projetos residenciais e corporativos, a estética da arquitetura das curvas - inicialmente usada em grandes obras públicas - tornando-a mais acessível para todos. Dessa forma, seu "jeito de projetar" vem ganhando dia a dia cada vez mais espaço, admiradores e seguidores.
Nas faculdades de arquitetura, seus traços têm motivado debates e estudos entre alunos e professores. Profissionais da área também buscam inspiração em seus contornos para executar projetos. Nesta exposição, o arquiteto abre seus arquivos e apresenta o que cria de mais contemporâneo e inovador.
Mais sobre Aquiles Nícolas Kílaris
Arquiteto de traços contemporâneos, Aquiles Nícolas Kílaris valoriza as linhas curvas e as formas orgânicas em seus projetos. Kílaris é um nome consagrado na arquitetura brasileira, com 33 anos de experiência, e seu estilo próprio de projetar encanta também pela forte integração da arquitetura com a natureza.
De origem paterna grega, sempre enalteceu e valorizou suas raízes, e uma viagem para a Grécia, quando ainda era jovem, teve influência decisiva em sua futura carreira e na estética de seu trabalho. Ao longo de sua carreira já assinou mais de 5 mil projetos realizados no Brasil e exterior, e lançou os livros "Curvas na Arquitetura Brasileira" e "Curvas na Arquitetura Brasileira volume II", coletâneas de seus projetos que exprimem um pouco desse estilo que faz das curvas arquitetônica uma expressão de arte.