Faber-Castell Cosméticos, Suzano e Grupo Boticário se unem para apresentar uma solução sustentável na indústria de cosméticos

A colaboração resulta no desenvolvimento do primeiro lápis de maquiagem no Brasil com uma tampa isenta de plástico.


A Faber-Castell Cosmetics, uma divisão da EcoLápis, multinacional especializada em terceirização de maquiagem para grandes marcas, uniu forças com a Suzano, líder global na fabricação de bioprodutos provenientes do cultivo de eucalipto, e o Grupo Boticário, um dos maiores conglomerados de beleza do mundo, em uma parceria inédita. O objetivo é introduzir mais inovação e sustentabilidade na indústria de cosméticos.

A novidade consiste na produção de tampas para lápis de maquiagem da Faber-Castell Cosmetics utilizando o papel Loop ®, um material 100% brasileiro e biodegradável desenvolvido pela Suzano. Essa iniciativa representa uma alternativa sustentável ao plástico anteriormente utilizado, contribuindo para a economia local e reduzindo a pegada de carbono associada ao transporte de importações.

Todos os lápis de maquiagem da Faber-Castell Cosmetics já são fabricados com madeira de reflorestamento certificada pela FSC® (Forest Stewardship Council, em português, Conselho de Manejo Florestal). Essas árvores são cultivadas em uma área equivalente a 11 mil campos de futebol no parque florestal da unidade em Prata, Minas Gerais, onde mais de 300 mil mudas de árvores são plantadas anualmente. Agora, esses lápis serão complementados por tampas de papel, reforçando o compromisso da Faber-Castell em oferecer produtos inovadores e sustentáveis sem comprometer a qualidade.

A parceria entre Faber-Castell e Suzano envolveu um estudo abrangente da jornada do cliente desde a compra até o descarte, resultando no desenvolvimento de soluções sustentáveis para substituir o plástico. Fabio Almeida, diretor executivo da Unidade de Papel e Embalagens da Suzano, destaca que essa colaboração é mais um passo importante em direção ao compromisso da empresa de oferecer 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável até 2030, substituindo os de origem fóssil.

O Grupo Boticário, sempre na vanguarda do mercado de beleza, torna-se o primeiro cliente a adotar essa solução, lançando o delineador de olhos da linha Intense com a inovadora tampa de papel. Gustavo Dieamant, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, ressalta que esse lançamento representa um passo significativo na robusta agenda ESG da empresa, promovendo a sustentabilidade em todo o seu ecossistema de beleza. Essa iniciativa envolve não apenas clientes, mas também colaboradores, parceiros, revendedores e franqueados.