Por definição, um móvel vintage é um móvel antigo em bom estado de conservação e que remete, na maioria das vezes, ao estilo das décadas de 1920 a 1960. Comprar esse tipo de móvel pode sair pesado para os bolsos, mas, felizmente, é possível que você tenha um móvel vintage em casa esperando apenas um pouquinho do seu tempo e dedicação.
Móveis velhos, da casa dos pais ou dos avós, dão excelentes peças com estética ou sensação vintage. Esses itens esquecidos pelo tempo podem render verdadeiras peças de exibição para sua casa. Para começar os trabalhos, pergunte a familiares e amigos por móveis antigos ou simplesmente procure na garagem ou no quarto da bagunça em sua casa. Não é difícil encontrar bons móveis que podem se tornar excelentes ao serem restaurados!
Mas após encontrar o dito móvel, como fazê-lo deixar de ser velho e se tornar uma peça com estilo vintage? Pode parecer um pouco desafiador, mas o processo de restaurar móveis em casa é fácil, e pode ser muito estimulante e satisfatório.
Restaurando
Para começar, reúna as ferramentas necessárias e o equipamento de proteção adequado. Uma furadeira e parafusadeira elétrica e uma caixa de ferramentas de reparos simples já são o suficiente. Depois, se gostar do ofício, vale investir em equipamentos mais avançados como lixadeira, serra tico-tico e muitos outros.
Comece analisando o móvel, identificando os sinais e as marcas deixados pelo tempo. Encontre todos os buracos, arranhões e demais pontos que precisam de reparo. Após inspecionar, comece a desmontar com cuidado.
Separe as peças uma por uma e, de preferência, com anotações de onde encaixar cada coisa. Se é um armário, retire as gavetas e os puxadores das gavetas. Se é uma cadeira, tire o estofado e desmonte as pernas, se necessário. Não precisa desmantelar completamente o móvel, apenas retire as peças que não são de madeira e separe tudo que se move, de modo a facilitar o próximo passo.
O lixamento é feito para retirar o verniz velho e expor a madeira para que ela receba um novo acabamento. Comece com uma lixa de madeira de grão 80, passe para uma lixa d'água de grão 200 e finalize com uma lixa d'água de grão 600. Isso irá garantir o brilho.
Após o lixamento cuidadoso, faça os reparos necessários, cobrindo buracos com massa para madeira ou colando partes soltas e afins. Escolha um verniz escuro e de aparência adequada ao estilo, e aplique sobre toda a superfície do móvel, seguindo as instruções de uso.
Por fim, escolha novas ferragens que combinem com a proposta e remonte seu móvel velho, que agora já deve ter alcançado um visual vintage invejável!