Jacareí alerta sobre 'fake news' que envolve paciente com suspeita de coronavírus

Prefeitura diz que, se for o caso, medidas judiciais cabíveis,poderão ser tomadas na esfera penal


As redes sociais tanto podem colaborar com a sociedade, quanto causar injustiça e danos irreversíveis. Em Jacareí, as autoridades do município alerta a população para uma informação falsa que circula nos últimos dias na internet sobre um suposto caso de confirmação de coronavírus.

A vítima da falsa informação é uma mulher, segundo informou a Secretaria de Saúde do município. A paciente procurou um hospital particular onde foi realizado um exame de tomografia e diagnosticada a possível suspeita do Coronavírus. Porém, conforme todas as orientações do Ministério da Saúde, a confirmação do vírus só é dada mediante exame específico para comprovação da doença.

A Secretaria de Saúde diz que não procede a notícia veiculada nas dedes sociais sobre a confirmação de um caso do  novo Coronavírus (COVID-19) na cidade. De acordo com a nota da secretaria, em momento algum, a rede municipal de Saúde e a Vigilância à Saúde foram solicitadas acerca deste caso

Esclarecimento  - Em nota, a Secretaria de Saúde do município informou que vem sendo desenvolvido um trabalho para a melhor transparência e esclarecimento de dúvidas sobre a prevenção e combate do novo Coronavírus (COVID-19). Os casos suspeitos, que até esta terça-feira (24), de manhã, totalizam em 22, estão aguardando o resultado do exame que virá pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL).

A partir do momento que casos sejam confirmados, prossegue a nota, a população será comunicada imediatamente (nos canais oficiais da Prefeitura: site e redes rociais; além da imprensa).

Apuração -  A Prefeitura de Jacareí também ressalta que na ocorrência de criação e/ou propagação de fake news (ato totalmente indevido, em especial neste momento delicado e de crise mundial), serão tomadas as medidas judiciais cabíveis e, se for o caso, será acionado o Ministério Público para apuração de eventual ilícito na esfera penal.