Se há uma tarefa que demanda tempo na rotina de uma micro e pequena empresa é a emissão da nota fiscal e a gestão dos processos. É preciso entrar no sistema da prefeitura e depois repassar as informações para o software de gestão. Emitir nota fiscal se tornou algo obrigatório, sendo exigido por lei. De acordo com essa norma, o vendedor, independentemente do preço da mercadoria, terá que enviar uma nota comprovando que tal mercadoria foi adquirida pelo valor combinado.
Para facilitar o dia a dia das empresas, o Bling (www.bling.com.br) - startup que oferece sistema de gestão empresarial para PMEs e MEIs - criou um serviço que faz a comunicação direta com mais de 600 prefeituras no Brasil, reduzindo gastos, automatizando o processo e melhorando também o acesso aos documentos fiscais.
Outra inovação criada pela empresa é o envio direto para o cliente, o que diminui o tempo com preenchimentos manuais, por exemplo. Além de reduzir o trabalho mecânico, com o sistema é possível cadastrar os clientes e os serviços, calcula automaticamente os impostos, emite boletos e permite o controle financeiro. "O software possibilita que o empreendedor tenha uma visão completa do negócio, como faturamento, estoque, cobranças, fluxo de caixa e informações sobre clientes, produtos e fornecedores. Para lojas virtuais, também há integração com as principais plataformas de vendas", explica o sócio da startup, Sidney Zynger.
Com 11 anos de mercado, o Bling cresceu cerca de 400% nos últimos três anos e tem mais de 20 mil de clientes, com presença em todos os estados do Brasil. Em sua maioria, são micro e pequenas empresas de loja virtual e física. A empresa permite que esses empresários organizem a gestão do seu negócio com segurança, facilidade, agilidade e eficiência. São diversos serviços que possibilitam o controle total sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores entre outros. Além disso, o Bling é integrado com os Correios e com as maiores plataformas de es-commerce e marketplace do país.