No mês de agosto, o fluxo de visitantes nos shopping centers foi positivo, com um aumento de 0,38% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Índice de Visitas a Shopping Centers (IVSC), realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), em parceria com a FX Retail Analytics, empresa especializada em monitoramento e fluxo para o varejo.
Segundo presidente da Abrasce, Glauco Humai, o setor de shoppings estimula o crescimento do varejo. "Os shoppings do país são um vetor de desenvolvimento importante. Os empreendimentos, em todo Brasil, recebem mais de 400 milhões de visitas por mês. Ou seja, registrar uma alta com base em dado tão representativo, mostra que os shoppings brasileiros inovam a cada ano e se mantêm sólidos no mercado", afirma.
As regiões Sudeste e Sul registraram crescimentos de 0,25% e 0,80%, respectivamente. Já o Nordeste caiu 0,63% em relação a 2017. "Houve crescimento analisando os números do ano anterior, mesmo que leve. Até o fim de 2018, com Dia das Crianças, Black Friday e Natal, a expectativa é que os brasileiros saiam para as compras, finalizando o semestre de maneira ainda mais positiva.", afirma Walter Sabini Junior, sócio-fundador da FX Retail Analytics.
Dia dos Pais
Entre os dias 6 e 10 de agosto, houve um aumento no fluxo em todo o Brasil devido ao Dia dos Pais, data forte para o varejo. Neste período, houve um crescimento de 1,22% se comparado com mesmo período de 2017.
Na medição regional, o Sudeste teve alta de 2,05%, seguido do Sul com 1,12% e Nordeste com 0,41%.