Funcionários recebem treinamento para o COI, em Pinda

Equipe começara a trabalhar em breve no prédio do COI, no bairro São Benedito




Guardas municipais e de trânsito, e funcionários da Prefeitura de Pindamonhangaba que trabalharão no COI (Centro de Operações Integradas) receberam treinamento com o sistema que será usado para monitorar a cidade.

A capacitação foi feita pela empresa TechnoAware, responsável pelo programa VTrack, que será o utilizado para análise de vídeo e inteligência de ambientes no COI de Pinda. O programa VTrack permite, por exemplo, a detecção de evento que o olho humano muitas vezes não consegue enxergar devido a rapidez do fato, em tempo real. O sistema dispara um alarme, chamando a atenção do operador do COI para este evento.

Os funcionários receberam, na última quarta-feira (31), um certificado de participação no treinamento. Os representantes da empresa, Humberto Paim de Macedo e Antonio José Hinz, fizeram a entrega de certificados para os funcionários Jairo Ribeiro Lopes, Paulo Sérgio de Almeida, Bruno Rosas Lacorte Moreira, Rodrigo Lóssio Ferreira e José Sodário Viana.

"O treinamento possibilitou um contato com o programa e nós pudemos conhecemos as múltiplas possibilidades de seu uso no dia a dia. Existe a possibilidade de delimitação de altura, largura, área, e cria no sistema um alarme de acordo com as necessidades. Esse sistema é de uma tecnologia avançada, usado para a segurança em várias partes do mundo, como o Vaticano, Disney, estádios de futebol, metrôs e rodovias, por exemplo", disse o secretário de Proteção e Bem-Estar ao Cidadão, José Sodário Viana.

A Prefeitura ainda não confirmou quando o COI começará as operações na cidade, porém afirmou que as obras do prédio, localizado em frente à Praça do São Benedito, e a instalação dos equipamentos estão em fase final. A previsão é que no mês de julho começa a fase de testes para certificação do bom funcionamento do sistema.

O monitoramento do COI será feito pela Guarda Municipal e Departamento de Trânsito, com possibilidade de utilização pela Defesa Civil em caso de evento que solicite o seu acionamento. Inicialmente, Pindamonhangaba contará com 16 câmeras de monitoramento.