Governo Federal vai investir R$ 1 bilhão no transporte ferroviário de passageiros

Governo pretender financiar a compra ou reforma de composições para transporte sobre trilhos pelo Poder Público ou setor privado


O sistema metroferroviário brasileiro deverá receber um incremento de R$ 1 bilhão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para financiar a compra ou reforma de composições para transporte sobre trilhos pelo Poder Público ou setor privado. O anúncio veio ontem (28) por meio do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

De acordo com o ministro, os recursos virão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o incentivar o Programa de Renovação de Frota do Transporte Público Coletivo Urbano de Passageiros sobre Trilhos (Retrem).

Canuto explicou que, por meio do programa Retrem, o governo pretender financiar a compra ou reforma de composições para transporte sobre trilhos pelo Poder Público ou setor privado. O crédito também poderá ser usado para melhoria dos sistemas, como a aquisição de tecnologia de monitoramento e comunicação.

"Precisamos melhorar o transporte coletivo nas cidades, a situação está cada vez pior", enfatizou Canuto ao apresentar o projeto na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Os projetos deverão atender uma cota mínima de produção nacional, com a intenção de também apoiar as empresas brasileiras do setor.