Cidade tem hoje cerca de 120 mil habitantes Na contramão do país, Guaratinguetá fechou o primeiro semestre de 2018 com saldo positivo em geração de empregos, com 704 vagas no total. A cidade é a sexta da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVale) que possui saldo expressivo, ultrapassando até mesmo a média do Estado de São Paulo, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Os dados divulgados pelo Caged apontam que a maior oferta de vagas ocorreu no poder público municipal, seguido pela área de construção civil - que também conta com incentivos da Prefeitura. Mesmo com a projeção para a taxa de desemprego estando em 12,4%, segundo Confederação Nacional da Indústria (CNI), Guaratinguetá apresenta resultados otimistas para os trabalhadores.
O balanço entre admissões (4.876) e desligamentos (4.172) apresentou o saldo positivo de 2,54%. O valor é mais que o dobro da média estadual, que se encontra em 1,13%. Além disso, no ranking de cidades com a população acima dos 100 mil habitantes, Guaratinguetá está em segundo lugar, atrás apenas para Pindamonhangaba.