Guaratinguetá se destaca no primeiro semestre com saldo positivo na geração de empregos

Os dados divulgados pelo Caged apontam que a maior oferta de vagas ocorreu no poder público municipal, seguido pela área de construção civil


Cidade tem hoje cerca de 120 mil habitantesCidade tem hoje cerca de 120 mil habitantes Na contramão do país, Guaratinguetá fechou o primeiro semestre de 2018 com saldo positivo em geração de empregos, com 704 vagas no total. A cidade é a sexta da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVale) que possui saldo expressivo, ultrapassando até mesmo a média do Estado de São Paulo, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Os dados divulgados pelo Caged apontam que a maior oferta de vagas ocorreu no poder público municipal, seguido pela área de construção civil - que também conta com incentivos da Prefeitura. Mesmo com a projeção para a taxa de desemprego estando em 12,4%, segundo Confederação Nacional da Indústria (CNI), Guaratinguetá apresenta resultados otimistas para os trabalhadores.

O balanço entre  admissões (4.876) e desligamentos (4.172) apresentou o saldo positivo de 2,54%. O valor é mais que o dobro da média estadual, que se encontra em 1,13%. Além disso, no ranking de cidades com a população acima dos 100 mil habitantes, Guaratinguetá está em segundo lugar, atrás apenas para Pindamonhangaba.