Como parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil,Pindamonhangaba realizou, no dia 7 de Setembro, o hasteamento das bandeiras, no obelisco da Praça Monsenhor Marcondes. O desfile cívico-militar foi realizado no dia 3 de setembro, com a participação de cerca de 40 instituições civis e militares.
Além do Bicentenário da Independência, o evento do dia 7 comemorou ainda o centenário do Obelisco da Praça Monsenhor Marcondes, construído em homenagem aos pindamonhangabenses que formaram a Guarda de Honra de Dom Pedro por ocasião do Grito do Ipiranga. O obelisco foi tombado pelo Decreto nº 6243, de 05 de setembro de 2022, por seu valor arquitetônico, histórico e cultural como bem cultural de natureza material.
O hasteamento das bandeiras foi realizado pelo comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Combate "Batalhão Borba Gato", Coronel Henrique Vidal Lopez Pedrosa (pavilhão nacional); presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Gomes "Cal" (pavilhão estadual); e prefeito Dr. Isael Domingues (pavilhão municipal).
A centenária Corporação Musical Euterpe apresentou o Hino Nacional e o Hino da Independência. Durante o hino, os soldados Maciel e Erian, do Batalhão Borba Gato, levaram duas coroas de flores do Obelisco, marcando a homenagem ao Bicentenário.
O acadêmico da Academia Pindamonhangabense de Letras, José Luiz Gândara Martins, que ocupa a cadeira 13 - Titular, tendo como patrono seu avô Athayde Marcondes, fez um discurso explicando um pouco da história o Obelisco.
Ao final o Grupamento de Escoteiros Itapeva, por meio de seu diretor Clóvis San Martin, usou o espaço para a realização de uma cerimônia com a participação do prefeito Dr. Isael Domingues, e finalizou o evento com seu tradicional grito de guerra.