Inspeção do transporte escolar no Vale do Paraíba começa em fevereiro

Objetivo é verificar itens de segurança


A revistoria semestral do Detran.SP para os profissionais que atuam com Transporte Escolar no Vale do Paraíba começa em fevereiro e vai até dezembro. O serviço será realizado nos Detrans integrados aos Poupatempos de cada cidade, mediante agendamento.

Assim como o licenciamento, a vistoria será feita de acordo com os finais das placas nas seguintes datas:

- 1 e 2: Fevereiro e Agosto

- 3 e 4: março e setembro

- 5 e 6: abril e outubro

- 7 e 8: maio e novembro

- 9 e 0: junho e dezembro

O objetivo da vistoria, que tem validade semestral, é verificar itens de segurança dos veículos como lanternas de luz branca, fosca ou amarela que devem estar fixadas na parte superior dianteira do veículo, e de luz vermelha nas extremidades da parte superior traseira, faixa horizontal com a inscrição "ESCOLAR", cronotacógrafo (equipamento para medir velocidade), cinto de segurança, entre outros. Outra exigência é que o veículo possua extintor de incêndio com carga de pó químico seco ou de gás carbônico e dispositivos próprios para a quebra ou remoção de vidros, em casos de acidentes.

O motorista deve apresentar os seguintes documentos no dia da inspeção: cópia do RG, CPF, CNH categoria D com a observação de condutor de transporte de escolares, CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), original do último cartão de autorização do transporte escolar, protocolo de renovação da urbes do ano vigente, cópia do certificado do curso de transporte escolar, cópia do certificado de verificação cronotacógrafo, cópia do laudo de opacidade.

O valor da taxa é de R$ 175,84 e pode ser paga nos bancos conveniados ou nos caixas eletrônicos.