Itens de segurança que não podem faltar no carro

Extintor não é mais obrigatório, porém recomendado


É garantido por lei que todo veículo já venha equipado com uma série de itens de segurança obrigatórios, então esse costuma ser um detalhe que poucas pessoas dão a devida atenção. Se o seu automóvel for novo, então ele já conta com tudo que é necessário para fazer viagens seguras, mas, caso seja usado, é sempre importante conferir com cuidado se está tudo em ordem, pois, além dos riscos no trânsito, essas irregularidades também podem gerar multas e até a apreensão do carro.

De acordo com a Lei 14/1998, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), existem ao todo 28 itens obrigatórios que todo veículo deve ter, sendo que se trata apenas de componentes básicos do carro. A maioria não sofre nenhuma alteração com o passar do tempo e provavelmente seguirá sendo o original de fábrica até o fim da vida útil do veículo, mas alguns precisam de manutenção e possíveis substituições, conforme forem se desgastando.

Na parte externa do veículo, os principais itens que devem estar sempre em boas condições são as luzes e os pneus. Nenhum motorista deve dirigir com uma ou mais lanternas queimadas, pois elas não servem exclusivamente para iluminar o caminho durante a noite, mas também para dar seta. Já os pneus precisam estar sempre bem calibrados (de preferência, a cada 15 dias) para evitar que furem ou estourem na estrada, o que por sua vez pode levar a acidentes.

Já no interior do carro, é indispensável garantir que todos os cintos de segurança estejam funcionando adequadamente, além do airbag e dos freios. O freio não é um componente que fica totalmente exposto, mas é de extrema importância que suas pastilhas sejam trocadas periodicamente, pois, quando ficam muito gastas, impedem o veículo de reduzir a velocidade adequadamente. Uma boa direção também ajuda a preservar a duração dessas pastilhas, então evite frear o carro de forma brusca.

Se tratando de itens diversos, todo automóvel precisa ter um estepe em boas condições, um macaco (para fazer a substituição do pneu, se necessário) e um triângulo de sinalização. Os extintores de incêndio deixaram de ser obrigatórios, devido à falta de prática das pessoas em sua utilização, mas também são um item importante em casos de emergência.

Para quem está planejando adquirir um veículo usado, certifique-se de que todos esses requisitos estejam em dia e nunca deixe de fazer a consulta de placa, pois assim é possível checar o histórico daquele automóvel e descobrir se já se envolveu em acidentes e outros eventos que podem prejudicar sua integridade.