Jacareí abre inscrições para curso de fabricação de produtos de confeitaria

Iniciativa é realizada em parceria com o SENAI, SEBRAE e Cruzada da Assistência


A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está promovendo o Curso de Fabricação de Produtos de Confeitaria. A iniciativa acontece em parceria com o SENAI, SEBRAE e Cruzada da Assistência, onde acontecerão as atividades. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 junho. O curso tem início no dia 29 e é exclusivo para maiores de 18 anos. A carga horária total é de 48 horas.

O curso tem por objetivo o desenvolvimento de competências para auxiliar nas operações do processo de fabricação de bolos e doces, do balanceamento ao acabamento final do produto, utilizando maquinários e equipamentos, em conformidade com normas e legislações sanitárias, ambientais, de segurança no trabalho e na qualidade.

Conteúdo programático

Boas Práticas de Fabricação: Identificar normas técnicas e legislação; Identificar as medidas preventivas necessárias para evitar contaminação por microrganismos; Associar as características dos alimentos com a sua conservação; Identificar fatores que interferem na vida de prateleira dos alimentos; Reconhecer métodos de higienização em equipamentos, utensílios e maquinários; Reconhecer técnicas de armazenamento, conforme boas práticas de fabricação.

Balanceamento: Aplicar cálculos (Rendimento, encomenda e balanceamento).

Fundamentos de confeitaria: Reconhecer as funções das matérias primas; Analisar as quantidades necessárias de matérias-primas de acordo com o tipo de massa; Identificar as influências das matérias-primas e insumos na qualidade do produto final.

Confeitaria: Aplicar Boas Práticas de Fabricação; Identificar equipamentos; Aplicar o fluxograma de produção; Controlar variáveis de processo (tempo, temperatura); Programar e operar máquinas e equipamentos; Manusear utensílios específicos da área; Executar planejamento da produção; Elaborar produtos de acordo com a formulação e balanceamento; Dividir massa de forma padronizada; Modelar e decorar os produtos; Elaborar recheios, caldas e coberturas doces e salgadas; Embalar os produtos; Dar acabamento final aos produtos; Controlar o processo de forneamento; Avaliar produtos finais.

As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://forms.office.com/r/9rgYKjbs1N.

 

*com informações da prefeitura de Jacareí.