O cidadão de Jacareí passou a usufruir desde quarta-feira (26) de uma plataforma online da Ouvidoria Municipal de Jacareí (www.jacarei.sp.gov.br/ouvidoria), disponibilizada no site da Prefeitura. Trata-se de um canal de comunicação que pretende facilitar a interação entre o cidadão e a administração municipal e receber sugestões, reclamações, denúncias e elogios sobre os serviços municipais.
Segundo a Prefeitura, os serviços que antes era disponível pelo telefone ou pessoalmente, agora podem ser feitos facilmente através do computador ou smartphone. Na visão de Celso Florêncio, secretário de Governo, além de mais agilidade, s plataforma oferece sigilo e praticidade no momento de realizar uma denúncia sobre possíveis irregularidades, reclamar de algum serviço público, fazer uma solicitação ou sugestão de melhorias para os bairros ou até mesmo realizar um elogio.
“É uma ferramenta que torna a gestão pública mais transparente e facilita a interação entre municipalidade e cidadão. Queremos governar a cidade junto com quem vive nela”, afirma Celso Florêncio.
Agora, o munícipe for à Unidade Básica de Saúde e identificar que o médico de plantão não está cumprindo os horários previstos, se um servidor perceber que outro servidor apresenta algum desvio de conduta ou ato de corrupção, se uma rua estiver esburacada precisando de manutenção ou a necessidade de uma praça pública que precisa ser capinada, todas essas situações agora podem ser encaminhadas diretamente através da página da ouvidoria.
Após receber as demandas, a Ouvidoria ficará responsável por encaminhá-las aos setores responsáveis para apuração e definição das ações corretivas, caso comprovado a necessidade. Já as reclamações relacionadas a manutenção da cidade serão encaminhadas ao AtendeBem.
A criação da página da Ouvidoria no site da Prefeitura é mais uma ação que contribui com a democratização dos meios de participação popular no acompanhamento e fiscalização dos serviços públicos municipais.