Licitação define empresa que fará a reforma do Mercado Municipal de São José dos Campos

Prédio histórico terá nova pintura, revisão das instalações elétricas e luminárias de LED


A construtora DHR venceu a concorrência pública aberta pela Prefeitura de São José dos Campos para as obras de requalificação das áreas comuns do Mercado Municipal. Ela apresentou o menor valor, R$ 3.728.329,25, entre as 7 empresas habilitadas na sessão de abertura das propostas, realizada nesta sexta-feira (8).

Agora é preciso aguardar o prazo de recursos para a licitação ser homologada. Assim que for emitida a ordem de serviço, a empresa terá 18 meses para executar a reforma e modernização do tradicional centro de compras e abastecimento da cidade. Tombado como patrimônio histórico da cidade, o prédio completou 100 anos em 2023.

Os trabalhos incluem reforma do telhado, revisão das instalações elétricas e hidrossanitárias, novo piso e pintura. Também serão realizadas outras obras de infraestrutura necessárias para emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e a troca de lâmpadas convencionais por luminárias de LED.

Além de todas as melhorias, a Prefeitura entregará quatro parklets instalados nos dois calçadões laterais do prédio. Essa novidade vai ampliar a capacidade de atendimento aos consumidores e garantir maior rentabilidade à associação dos comerciantes do Mercado Municipal, que assumiu a gestão e manutenção do espaço por 15 anos conforme o contrato de concessão assinado em fevereiro.

A concessão do Mercadão faz parte do Urbaniza Centro, que foi criado pelo decreto municipal 19.520/2024 e visa revitalizar a região central. No programa, estão incluídas a modernização da Rua 15 de Novembro, o Circuito Cultural Central, a instalação de parklets e outras ações que constam no Plano de Gestão 2021-2024.

*com informações da PMSJC.