Na noite de ontem (30), por volta das 22h, a Defesa Civil de Ubatuba declarou que a cidade está em estado de atenção devido às chuvas que tiveram início na quinta-feira. A situação mais alarmante é a do bairro Perequê Mirim, que registrou entre 17h e 18h, 96mm de chuva.
A cidade de Caraguatatuba também tem sofrido com chuvas e alagamentos. Na mesma quinta, uma família precisou se socorrida por policiais militares após ficar presa dentro de um carro que afundava na enchente (saiba mais AQUI).
Já na manhã desta sexta-feira (31), véspera de ano novo, o Corpo de Bombeiros (CB) divulgou para imprensa dados da Operação Verão no Litoral Norte, com as ocorrências decorrentes das chuvas.
Conforme a nota, a ação teve início no final da tarde do dia 30. Houve chuva intensa em todo o Litoral Norte, resultando no início da noite em atendimentos feitos pelo de alagamento e enxurradas pelo CB, conforme segue:
- Em Ilhabela: 06 ocorrências de alagamento/enchente atendidas e 12 vítimas salvas;
- Em Caraguatatuba: 03 ocorrências de alagamento, sem socorro de vítimas pelos bombeiros;
- Em São Sebastião: não houve ocorrências decorrentes das chuvas,
- Em Ubatuba: 05 ocorrências de enchente/inundação, com 20 pessoas ilhadas socorridas pelo CB. Há ainda uma pessoa desaparecida por queda em boeiro. Ubatuba apresentou média acumulada histórica de 280mm acumulados entre os dias 01 e 29 de dezembro de 2021. De acordo com diretor de Gestão da Defesa Civil Municipal, Ricardo Domingos Gil, apesar dos inúmeros chamados que o órgão recebeu, não houve nenhuma vítima durante o temporal.
Além dessas ocorrências, também houve deslizamento na rodovia Rio-Santos, clique AQUIe saiba mais.