O Vale do Paraíba ainda é a região dos mais altos índices de criminalidade em todo o Estado de São Paulo. O município de Lorena sempre foi visto no topo do ranking das cidades mais violentas, mas agora vem conseguindo alterar esse quadro.
A cidade apresentou no último trimestre (abril, maio e junho) redução considerável nos índices de criminalidade em relação ao mesmo período do ano anterior (2018). O comparativo aponta redução de 80% nos roubos de veículo; 75% no homicídio culposo por acidente de trânsito; 50% na tentativa de homicídio; 46% nos homicídios; 42% nos furtos de veículo.
No ano passado houve registro de 1 caso de latrocínio - roubo seguido de morte - e, neste ano, não houve registros dessa modalidade de crime. Os crimes de roubo representam os maiores desafios na segurança pública do município. No trimestre, os crimes de roubo apresentam redução de 20% e os de furto apresentam 08%.
Confira a tabela:
Os dados foram fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. De acordo com o Secretário Municipal de Segurança, Major Lescura, vale ressaltar a importância da união que há entre as forças de segurança para a redução de criminalidade na cidade de Lorena.
"Os agentes da Guarda Civil Municipal de Lorena em conjunto com outras forças de segurança pública como: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, entre outras, atuam de forma intrínseca na redução dos crimes na cidade. O trabalho realizado integra ações estratégicas visando a prevenção com presença dos agentes de segurança em locais e horários pré-definidos de acordo com estudos realizados pela Secretaria Municipal de Segurança", disse.
Estratégias contra a criminalidade - Uma das estratégias para reduzir o indicador da criminalidade é a implantação de telefone 153 para acionar a Guarda Civil Municipal, expandindo assim a comunicação com os munícipes e aumentando a sensação de segurança.
Além do Disk Emergência que auxilia na diminuição do tempo de resposta aos delitos, existem atualmente quatro modalidades no patrulhamento preventivo, como: a pé, com bicicleta, com motocicletas e viaturas quatro rodas; tendo em vista que todos estão equipados com radiocomunicação. Dessa forma, agilizando o acionamento das equipes e potencializando a atuação dos agentes de segurança.