Prosseguem as obras de construção da via Cambuí ao, o maior projeto viário ao longo da história de São Jose dos Campos. De acordo com a municipalidade, já são 45% dos serviços executados ao longo dos 8,6 quilômetros de extensão, em ritmo acelerado.
A via Cambuí ligará as regiões centro, leste e sudeste. A via Cambuí começa na rua Engenheiro Ricardo Haussen, no Jardim Uirá (sudeste) e vai até a avenida Juscelino Kubitschek, na Vila Industrial (entre as regiões centro e leste). O trajeto, que hoje leva 40 minutos, poderá ser feito em 8 minutos, após a conclusão da obra.
São várias frentes de atuação, com trabalhos de implantação do viaduto que passará sobre a via Dutra, fabricação de vigas, terraplenagem e tratamento de solo. Para o novo viaduto, que ficará na altura do km 145 da Dutra, estão sendo feitos serviços de fundação no canteiro central para erguer os pilares que vão sustentar a estrutura.
Outra equipe trabalha simultaneamente na terraplenagem nos trechos ao lado da Petrobras (sudeste) e no bairro Ronda (leste) e serviços de drenagem no entorno da rua Saigiro Nakamura, na Vila Industrial. Na região sudeste, as equipes estão realizando o tratamento de solos em oito trechos.
Próximo da rotatória Tamoios-Aeroporto, logo no início da via, outra frente se ocupa da construção de uma ponte sobre o córrego Cambuí. Vencedora da licitação pública, a empresa responsável pela obra é o Consórcio ED (Enpavi e DP Barros).
Maior obra viária da cidade - No total, serão cinco interseções que vão se conectar com o sistema viário existente: rua Ricardo Hausen (próximo à Embraer), estrada municipal Glaudiston Pereira de Oliveira (perto do Residencial Flamboyant), avenida Madre Teresa de Calcutá (Residencial São Francisco), Zona Industrial (nas proximidades da Petrobras, no km 145 da Via Dutra) e rua Aldo José de Souza e avenida Juscelino Kubitschek (Vila Industrial). O prazo para término das obras é outubro de 2019.
O prazo para término das obras é outubro de 2019, com investimento de R$ 90.397.044,67.