Senac promove Jornada de Inclusão e Diversidade no Vale do Paraíba
O evento trará uma programação variada com palestras, rodas de conversa e exposições para abordar temas como saúde mental, práticas antirracistas e os desafios de refugiados no Brasil.
De 25 a 29 de novembro, o Senac São Paulo realiza a Jornada Senac de Inclusão e Diversidade, uma iniciativa que acontece em unidades de todo o estado, incluindo as cinco localizadas no Vale do Paraíba: Campos do Jordão, Guaratinguetá, Pindamonhangaba, São José dos Campos e Taubaté.
O evento trará uma programação variada com palestras, rodas de conversa e exposições para abordar temas como saúde mental, práticas antirracistas e os desafios de refugiados no Brasil. A proposta é promover debates que reforcem o compromisso do Senac com a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Destaques no Vale do Paraíba
Centro Universitário Senac - Campos do Jordão
Em 27/11, das 14h às 17h, ocorre a Jornada Perceber, Conhecer e Agir, com dinâmicas de sensibilização, histórias de mulheres empoderadas e demonstração de acessórios culturais femininos.
Senac Guaratinguetá
De 26 a 29/11, das 8h às 21h, a exposição Mulheres no Esporte: superando o assédio e rompendo barreiras discute desigualdades salariais, reconhecimento esportivo e assédios enfrentados por mulheres atletas.
Senac Pindamonhangaba
Em 29/11, duas palestras chamam atenção:
O feminino e seus refúgios: mulheres refugiadas no mundo contemporâneo, às 9h, com a professora Suzana Lopes Salgado Ribeiro.
Feminismo Negro no Brasil, às 15h, conduzida por Zenaide de Oliveira Brito, coordenadora do Setor de Emancipação da Mulher de Taubaté.
Senac São José dos Campos
Em 25/11, às 19h30, uma roda de conversa discute o tema O Silêncio da Mulher no Mercado de Trabalho. Já em 28/11, no mesmo horário, será debatida a situação de refugiados, com representantes do Instituto Dandara e da Polícia Federal.
Senac Taubaté
A programação inclui uma roda de leitura sobre Feminino e Refugiados (25/11, às 10h e 15h30) e uma apresentação artística sobre respeito feminino, encenada por Alexandre Vilela Marcondes (28/11, às 10h).
Compromisso com a inclusão
A Jornada reforça o papel do Senac no alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, promovendo igualdade de gênero e redução das desigualdades.
Para a programação completa, acesse o site do Senac: www.sp.senac.br.