Mais de 1.300 alunos de escolas públicas participam de oficinas de fotografia do projeto FotoArte

Com apoio da CCR NovaDutra, unidade móvel de fotografia visitou seis cidades no eixo São Paulo-Rio de Janeiro


O projeto FotoArte, unidade móvel de fotografia, apresentado pelo Instituto CCR, por meio da CCR NovaDutra, levou oficinas gratuitas sobre o mundo da fotografia para 1.380 alunos do ensino fundamental. Foram seis cidades visitadas pelo projeto, entre Guarulhos, Canas e Silveiras (Vale do Paraíba), Piraí e Pinheiral (Sul Fluminense), e Itaguaí (Baixada Fluminense). Também participaram das atividades 69 professores das unidades escolares.

A itinerância do FotoArte pela via Dutra aconteceu entre abril e junho, levando ensinamentos da fotografia, desde a captura da imagem até a sua impressão. As oficinas apresentaram os conceitos básicos da fotografia e sua história, além de visitas à câmara escura dentro do caminhão, para que os estudantes acompanhassem os processos da formação da imagem. Workshops, brincadeiras educativas e exposições também fizeram parte das atividades do projeto.

"As atividades do FotoArte, realizadas em escolas, instituições públicas e pátio municipal, permitiram que os estudantes tivessem uma nova visão sobre a fotografia, estimulando o trabalho em grupo, fomentando a socialização e a participação dos alunos e das comunidades", destaca Carla Fornasaro, gestora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da CCR NovaDutra.

Todas as atividades foram acompanhadas por educadores da ImageMagica, Organização da Sociedade Civil (OSC), com o objetivo de fomentar a conscientização e o desenvolvimento social e artístico dos alunos. A iniciativa é da ImageMagica e apresentada pelo Ministério da Cidadania e pelo Instituto CCR nas cidades da via Dutra, por meio da Lei Rouanet.