Marketing jurídico: dicas para implementar

conteúdo de qualidade


A advocacia mudou. A incorporação da tecnologia vem, de forma irremediável, modificando para melhor o dia a dia da profissão. Além da tecnologia, o marketing jurídico também deve ser encarado como um recurso que precisa ser incorporado na rotina dos escritórios.   

O marketing jurídico ajuda a projetar a boa imagem da banca, atraindo a atenção de novos clientes. Essa ferramenta ajuda os escritórios tornarem a qualidade dos serviços e expertise do seu time visíveis para potenciais clientes. Por isso, não deve ser relegada a segundo plano.

Antes de começar

Planejar e colocar em prática estratégias de marketing jurídico requer planejamento e disponibilidade. Mas nem sempre a rotina atribulada dos escritórios permite priorizar essas ações.

Nesse cenário, a utilização de um software jurídico é bem-vinda. O recurso permite aumentar a  produtividade, utilizar o tempo de forma  inteligente, além de profissionalizar o atendimento ao cliente. A ferramenta automatiza atividades repetitivas, tornando a gestão mais inteligente.

Para implementar ações de marketing jurídico que gerem resultados, o advogado precisa estar atento a algumas questões, como não esbarrar nas diretrizes do Código de Ética. Seguem algumas dicas para incorporar essa prática em escritórios de advocacia.

Busque ter uma boa presença online

Ações de marketing jurídico não se restringem apenas ao ambiente online. No entanto, quando se trata de marketing, a internet é uma ferramenta bastante eficiente, que auxilia na implementação de ações. Investir em canais online e apostar em uma boa presença digital é o primeiro passo para quem quer implementar boas ações de marketing jurídico. Usando boas estratégias, o advogado consegue uma excelente visibilidade, atraindo assim mais clientes para o seu escritório.

Defina seus canais de comunicação

Muitos advogados, quando conhecem o marketing jurídico, querem usar todas as ferramentas disponíveis. É comum encontrar profissionais que querem criar canais em todas as redes sociais, gerar conteúdo para um blog, ter uma newsletter e nutrir leads por meio de um e-mail marketing. No entanto, muitos se esquecem de que, embora criar canais de comunicação online pareça relativamente simples, alimentar esses canais com conteúdo de qualidade é outra história.

O ideal é definir os canais de comunicação antes mesmo de tomar qualquer ação. Tais canais devem ser escolhidos com base no perfil dos clientes e potenciais clientes. Além disso, o número de canais deve ser limitado de acordo com a capacidade do profissional ou do escritório de produzir conteúdo.

Crie sua estratégia

Ações de marketing não possuem uma receita única. É preciso traçar uma estratégia e testar. O primeiro passo para quem quer construir uma estratégia de marketing bem-sucedida é construir uma persona. Em outras palavras, é preciso definir um retrato de quem é o seu potencial cliente.

Ao contrário do conceito de público-alvo, que é genérico, a persona é uma figura específica e deve refletir o perfil dos clientes e potenciais clientes do escritório.

Além de estudar a persona, para colocar qualquer estratégia de marketing jurídico na prática, é preciso que o advogado tenha suas rotinas organizadas, bem como, as atividades de suporte automatizadas. Isso faz com que o advogado tenha mais tempo para focar em uma boa estratégia e assim conquistar melhores resultados.

Compreenda os interesses e dúvidas dos seus clientes e potenciais clientes

Depois de desenhar a persona, o próximo passo para implementar uma estratégia de marketing jurídico bem-sucedida é avaliar quais são os interesses e dúvidas apresentados por clientes e potenciais clientes. Em geral, são esses questionamentos que servirão de base para criar conteúdo e disseminar nos canais de comunicação.

Vale ter em mente que a ideia não é responder consultas de clientes ou mesmo prestar suporte jurídico grátis pelos canais de marketing. A ideia é atrair seu cliente a partir de orientações práticas que demonstrem que o escritório ou profissional são uma referência no tema em questão.

Use uma linguagem adequada

A linguagem jurídica é muito técnica e específica. Não é à toa que o termo juridiquês acabou surgindo para designar a comunicação dos advogados. No entanto, quando se trata de marketing jurídico, as informações devem vir de forma descomplicada. Ou seja, a linguagem deve ser adequada ao público leigo, além de atrativa. É fundamental evitar termos técnicos e um vocabulário rebuscado. Quando mais acessível e clara a linguagem empregada, melhor.

Produza conteúdo relevante e otimizado

Não basta apenas produzir conteúdo de qualidade se o objetivo é ter visibilidade. Principalmente quando se tratam de ações online, isto é, que usam a internet, é preciso otimizar o conteúdo para conseguir resultados.

Hoje, os buscadores, como o Google por exemplo, contam com algoritmos próprios. Por isso, para conectar o cliente ao escritório, é essencial que o conteúdo tenha as palavras-chave certas. Por isso, é fundamental investir em SEO para advogados (search engine optimization) se o objetivo do escritório é conseguir visibilidade online.

Aposte em ações offline

As ações offline não devem ficar de fora de uma boa estratégia de marketing jurídico. Uma boa dica é marcar presença em eventos que sejam de interesse de potenciais clientes. Ficar de olho em uma agenda de eventos é uma boa ação para se ter na agenda.

O mercado da advocacia é hoje altamente concorrido. Por este motivo, não basta ser um bom profissional. É preciso ir além. O marketing, sem dúvida, é um recurso excelente para advogados e escritórios e não deve ficar de fora do planejamento de quem deseja se destacar.