Você já deve ter sido impactado, pelo menos, por uma propaganda de marmita fitness nos últimos tempos, seja no Instagram ou na hora do almoço por um colega de trabalho. Isso tem uma explicação: o mercado de marmitinhas prontas cresceu mais de 130% nos últimos cinco anos.
Se, antes, levar marmita era algo incômodo, hoje é tendência. Recentemente, o Ministério da Economia divulgou que o número de empresários do ramo de alimentação para consumo domiciliar (correspondente às marmitas e outras refeições embaladas) apresentou um crescimento expressivo no Brasil: de 102,1 mil (2014) para 239,8 mil (2019).
Existem diversos motivos para esta alta na venda e no consumo de marmitas prontas. Um deles, por exemplo, pode ser contabilizado como parte da influência dos canais no YouTube que falam sobre vida fitness (marmitas congeladas e balanceadas) e até mesmo sobre finanças, partindo da premissa de que "levar marmita é mais barato do que comer fora" (marmitas frescas e com característica caseira).
Em ambos os casos, essas marmitinhas são vendidas, mais frequentemente, como kits ou em pacotes mensais à escolha do freguês. No entanto, também podem ser adquiridas de forma avulsa, sem compromisso.
Outro ponto que indica o motivo para o crescimento do segmento alimentício está no alto número de microempreendedores individuais (MEI) no país. Segundo um levantamento realizado pelo Serasa Experian, do total de 2,5 milhões de novas empresas abertas no Brasil em 2018, 81,4% foram MEIs.
Comida vende!
De acordo com dados recentes do Portal do Empreendedor (colhidos em janeiro de 2020), a tendência das marmitas fitness se mantém firme. Somente entre novembro (2019) e janeiro deste ano, o portal registrou a criação de quase três mil novos MEIs focados na produção de alimentos para consumo domiciliar.
De acordo com o Sebrae, esses pequenos negócios do ramo de alimentação precisam observar atentamente a necessidade de aumentar a produtividade e a redução de custos, sem perder de vista a importância de acompanhar as novas tendências do setor, para agradar o paladar e o bolso do cliente.
Além da qualidade da comida, do sabor e das opções low carb, por exemplo, as formas de entrega e pagamento também estão entre os diferenciais que mais atraem os clientes. Enquanto algumas microempresas apostam em alocar uma geladeira dentro das grandes corporações, há aquelas que fazem todo o contato com o cliente, via WhatsApp, e mandam a entrega para o endereço desejado. Já na hora do pagamento, mais de cartões de crédito e débito, o acerto com vale-refeição e vale-alimentação também contribuem para o sucesso e a propagação do negócio.