A 12ª Companhia de Engenharia e Combate Leve, de Pindamonhangaba, realizou na tarde de quinta-feira (23) a formatura de entrega do gorro azul aos militares que seguirão para Missão de Paz da ONU no Haiti, no próximo mês de maio.
A formatura contou com a presença de autoridades militares e civis, além de familiares dos soldados. A cerimônia teve discursos dos comandantes, entrega do gorro ao batalhão e terminou com desfile das tropas. Após a cerimônia, houve uma palestra aos familiares explicando como será a missão.
Do Batalhão de Pinda, 22 militares participarão desse contingente. Eles embarcaram a partir de 18 de maio para o trabalho, que terá duração de seis meses.
Missão de Paz A Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (Minustah) foi criada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), em 2004 para restaurar a ordem no Haiti, após um período de insurgência com a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide. O Brasil possui tropas no Haiti desde o ano de 2004 e já empregou mais de 27.000 militares do Exército na missão. Atualmente, é comandada pelo General Ajax Porto Pinheiro.