Moradores de conjuntos da CDHU se formam em curso profissionalizante

O Via Rápida Emprego ofereceu cursos de qualificação profissional para 50 mutuários da cidade




Moradores de residenciais da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) de Pindamonhangaba concluem nessa quarta-feira (14) o curso de confecção industrial. O evento será realizado no Centro Comunitário Benivaldo Viana, Bairro Marieta Azeredo, distrito de Moreira César, às 18h30.

Os cursos são viabilizados pelo programa Via Rápido Emprego, resultado da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI). Os beneficiados são mutuários dos conjuntos habitacionais Pindamonhangaba G e H. Os moradores participaram das aulas na Unidade Móvel de Confecção Industrial do programa, que está estacionada nas dependências dos residenciais.

Os cursos gratuitos são oferecidos para a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Ao final das aulas, os alunos recebem uma certificação.

"A cada momento precisamos nos especializar mais e mais. É uma exigência do próprio mercado de trabalho. Foi pensando nisso que a gente percebeu uma necessidade de uma melhor formação profissional em muitos moradores desses conjuntos", explica Ernesto Mascellani Neto, diretor de atendimento habitacional da CDHU.

Duração - As aulas aconteceram nos períodos manhã, tarde e noite e tiveram duração de 20 dias úteis, entre 8 de maio e 9 de junho, com 150 horas de carga horária. Os 50 participantes - 25 de cada empreendimento - adquiriram conhecimentos gerais e específicos durante o curso que capacitou os alunos na utilização de máquinas de costura profissionais, noções básicas de modelagem, corte de tecidos e ainda puderam confeccionar peças de vestuário e acessórios.