Os moradores do bairro de Juquehy, Costa Sul do município, realizaram protesto e simularam covas na areia da praia com o objetivo de conscientizar os turistas para que voltem à Capital Paulista e pratiquem o isolamento social.
Prevendo a lotação da cidade por conta do 'megaferiado' na capital, a Prefeitura de São Sebastião solicitou o fechamento das estradas do município na última terça-feira (19), com o objetivo de evitar aglomerações e continuar com as ações de enfrentamento e prevenção de contágio pela COVID-19.
Por decisão da Comarca de São Sebastião o pedido havia sido rejeitado com base em decisões já tomadas pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Mas ainda hoje, quarta-feira (20), a Prefeitura de São Sebastião declarou que vai intensificar as ações de bloqueio sanitário educativo nas divisas com Bertioga e Caraguatatuba no 'megaferiado'. As ações começam hoje e vão até a próxima terça-feira (26), por conta dos feriados antecipados na capital paulista.
Os bloqueios acontecem das 9h às 17h, e tem o objetivo de conscientizar os motoristas de carros com placas de outras cidades sobre a necessidade do isolamento social, e informar as medidas básicas de prevenção à COVID-19.
Também está sendo realizado o monitoramento de possíveis sintomas nos passageiros, a desinfecção dos pneus com hipoclorito (desinfetante que combate o coronavírus) e a realização de breves questionários para acompanhamento da vigilância em saúde e sanitária.
Cerca de cem funcionários estão envolvidos nesses bloqueios. Esta é uma ação conjunta das Secretarias de Saúde (SESAU), Segurança Urbana (SEGUR), Departamento de Vigilância em Saúde, Fundação de Saúde Pública (FSPSS), Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento de Trânsito (DETRAF), e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC).
Locais dos Bloqueios
Costa Norte
Bairro Canto do Mar, divisa com Caraguatatuba.
Costa Sul
1 - Entrada da Barra do Sahy com a Baleia;
2 - Entrada de Camburizinho. Em frente ao condomínio Master II;