Morre de câncer aos 78 anos o jornalista joseense Juarez Soares

Profissional do rádio e televisão era valeparaibano de São Jose dos Campos e iniciou carreira na Rádio Cultura, de Lorena


Morreu na tarde desta terça-feira (23) em São Paulo um dos mais icônicos jornalistas esportivos do rádio e televisão do Brasil. Juarez Soares, o "China", lutava contra um câncer de cólon e estava em casa quando passou mal, sendo levado às pressas para o hospital, onde veio a falecer.

O valeparaibano Juarez Soares nasceu em São Jose dos Campos no dia 1 de julho de 1941. Sua carreira no rádio começou aos 17 anos como narrador esportivo da Radio Cultura de Lorena. Foi levado para a Rádio Difusora de São Paulo, onde foi descoberto por um dos maiores narradores esportivos de todos os tempos, Pedro Luiz, que o levou para a Rádio Tupi, onde fez parte da famosa "Equipe 1040".

Na década de 70 foi para a Rede Globo para ser repórter. Em 1986, cobriu a Copa do Mundo da Espanha ao lado do narrador Luciano do Valle. Em seguida, foi para a Band, onde também ao lado de Luciano do Valle, atuou até ser demitido da emissora por seus comentários com críticas à política do futebol.

Juarez Soares trabalhou ainda nas rádios Excelsior, Transamérica, Capital e Record e também no programa Debate Bola da TV Record, junto com Milton Neves. Foi ainda comentarista na RedeTV

Ele era casado com a também jornalista Helena de Grammont.