Motorista de aplicativo lucra mais com a locação de carro

Muitas pessoas passaram a utilizar locadoras de carros para aplicativos como meio de trabalho para quitar contas


O Instituto Basileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou recentemente que a taxa de desocupação no Brasil no segundo trimestre de 2021 recuou em 14,1%, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), em relação ao primeiro trimestre.

O país atingiu 24,8 milhões de trabalhadores por conta  própria, ou seja, 28,3% de toda a população ocupada, onde a cada dez novos postos de trabalhos gerados, sete são desses profissionais, comparando os dados com o trimestre encerrado em junho de 2020. 

Adriana Beringuy, analista da pesquisa, diz que "o crescimento da ocupação ocorreu em várias formas de trabalho. Até então, vínhamos observando aumentos no trabalho por conta própria e no emprego sem carteira assinada, mas pouca movimentação do emprego com carteira. No segundo trimestre, porém, houve um movimento positivo, com crescimento de 618 mil pessoas a mais no contingente de empregados com carteira".

O trabalho por conta própria atingiu o recorde de 24,8 milhões de pessoas - um crescimento de 4,2%, comparado com o trimestre anterior -, ou seja, em um ano, o contingente avançou 3,2 milhões - uma alta de 14,7%, na comparação anual -  justificando o aumento dos trabalhadores por conta própria sem Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Diante desses dados, é notório o aumento na procura do trabalho como motorista autônomo de aplicativo, visto os benefícios da atividade, como garantir uma renda extra, ter uma carga horária flexível, escolher a localidade para a prestação do serviço... Enfim, ter qualidade de vida e rendimento para as suas despesas pessoais.

Porém a preocupação desse profissional está em manter um automóvel com boas condições de manutenção, higienização, aparência e cumprir com todos os encargos de um veículo automotivo para atender seus passageiros com prontidão e eficiência. Portanto, adquirir um automóvel torna-se um risco iminente, principalmente se não tiver o capital necessário e acionar empréstimos bancários. Assim, a busca por outras alternativas têm se revelado uma saída prática e vantajosa.

Dessa forma, a locadora de carros para aplicativos faz com que esse motorista tenha ainda maior tranquilidade no seu trabalho, além de ter um veículo com condições adequadas de uso, manutenção preventiva periódica, ficar livre dos encargos financeiros, como Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas de seguro do carro, entre outras despesas, e, como consequência, a melhoria nos seus ganhos financeiros.